Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/10968
Título: A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual
Autor: Fortes, Ricardo Jorge da Silva
Orientador: Valente, António Manuel Dias Costa
Palavras-chave: Educação visual
Música
Ambiente da aula
Motivação dos alunos
Motivação para a aprendizagem
Data de Defesa: 2012
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Este trabalho incide sobre espaço de aula em educação visual, e o recurso à música como meio potenciador de um ambiente favorável ã criação e produção artística. No desenvolvimento do estudo são abordados temas provenientes da relação dos alunos com a sala de aula, entre eles a motivação, concentração, bem- estar, impulsionados pelo uso de ambientes sonoros durante o decorrer das aulas. Como principal objetivo, pretende-se verificar se o uso da música ambiente potencia uma mudança positiva na atitude dos alunos em relação à aula de educação visual. Terminada a análise de resultados, realizada com base em dois questionários entregues aos alunos, seria necessário o cruzamento dos dados com as observações efetuadas pelo autor no decorrer das aulas, assim como nas conversas e discussões ocorridas com os alunos e professores durante o seu desenvolvimento. Conclui-se que o estudo teve repercussões positivas na atitude e motivação dos alunos.
This work focuses on classroom space in visual education, and the use of music as a means of enhancing a favorable environment for the creation and artistic production. In developing the study, subjects are approached from the ratio of students to classroom, including motivation, concentration, welfare, driven by the use of sound environments during the course of lessons. As a main purpose, we intend to examine whether the use of background music promotes a positive change in attitude by the students regarding education class visual. After the analysis results, performed using two questionnaires delivered to students, it would be necessary to cross data with the observations made by the author during classes, as well as in conversations and argumentations held with students and teachers during its development. In conclusion, the study has a positive effect on the attitude and motivation of students.
Descrição: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/10968
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7538.pdf4.56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.