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http://hdl.handle.net/10773/10829
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Sardo, Susana | pt |
dc.contributor.author | Ribeiro, Fabio Manzione | pt |
dc.date.accessioned | 2013-07-15T11:26:12Z | - |
dc.date.available | 2013-07-15T11:26:12Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/10829 | - |
dc.description | Mestrado em Música | pt |
dc.description.abstract | O carácter dialogante da música está expresso, sobretudo a partir da década de 1960, no crescente envolvimento de músicos de diferentes tradições musicais em projectos comuns. O caso da “world music”, embora instigando pela indústria da música, é disso um excelente exemplo, tendo provocado uma espécie de deslocalização musical com base na partilha, na adopção e na resignificação de ingredientes musicais de diferentes tradições. O jazz tem sido um universo musical extremamente aberto ao diálogo com outras músicas gerando o que, na gíria jazzística se designa habitualmente por “jazz de fusão”. A sua relação com a musica indiana, sobretudo com a tradição clássica hindustância, está expressa em múltiplos projectos protagonizados por músicos de jazz europeus e, também, por músicos indianos. Enquanto baterista de jazz, proponho neste trabalho desenvolver o estudo dos ciclos rítmicos ( talas ) da música hindustânica e da técnica de tablas, afim de utilizá-los como material de estudo e performático dentro da prática de improvisação da bateria de jazz, promovendo um diálogo entre estes dois universos musicais. | pt |
dc.description.abstract | The dialogic nature of music is expressed, especially since the 1960s, the increasing involvement of musicians from different musical traditions in common projects. The case of “world music”, while urging the music industry, is an excellent example, have led to a kind of musical relocation based on sharing, adoption and reframing of ingredients from different musical traditions. Jazz has been a musical universe very open to dialogue with other music, generating what in the jargon is known mainly by “jazz fusion”. His relationship with indian music, especially with the classical hindustani tradition, is expressed in multiple projects favored by jazz musicians in Europe and also by indian musicians. While jazz drummer, I propose in this work to develop the study of rhythmic cycles ( talas ) of hindustani music and technique of tabla, in order to use them as a study and performative material in the improvisation practice within the jazz drums, promoting a dialogue between these two musical universes. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Música indiana | pt |
dc.subject | História da música: India | pt |
dc.subject | Jazz | pt |
dc.title | Música em diálogo: talas da música hindustânica na bateria de jazz | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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