Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/10829
Título: | Música em diálogo: talas da música hindustânica na bateria de jazz |
Autor: | Ribeiro, Fabio Manzione |
Orientador: | Sardo, Susana |
Palavras-chave: | Música indiana História da música: India Jazz |
Data de Defesa: | 2012 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O carácter dialogante da música está expresso,
sobretudo a partir da década de 1960, no
crescente envolvimento de músicos de diferentes
tradições musicais em projectos comuns. O caso
da “world music”, embora instigando pela indústria
da música, é disso um excelente exemplo, tendo
provocado uma espécie de deslocalização musical
com base na partilha, na adopção e na
resignificação de ingredientes musicais de
diferentes tradições. O jazz tem sido um universo
musical extremamente aberto ao diálogo com
outras músicas gerando o que, na gíria jazzística
se designa habitualmente por “jazz de fusão”. A
sua relação com a musica indiana, sobretudo com
a tradição clássica hindustância, está expressa em
múltiplos projectos protagonizados por músicos de
jazz europeus e, também, por músicos indianos.
Enquanto baterista de jazz, proponho neste
trabalho desenvolver o estudo dos ciclos rítmicos
( talas ) da música hindustânica e da técnica de
tablas, afim de utilizá-los como material de estudo
e performático dentro da prática de improvisação
da bateria de jazz, promovendo um diálogo entre
estes dois universos musicais. The dialogic nature of music is expressed, especially since the 1960s, the increasing involvement of musicians from different musical traditions in common projects. The case of “world music”, while urging the music industry, is an excellent example, have led to a kind of musical relocation based on sharing, adoption and reframing of ingredients from different musical traditions. Jazz has been a musical universe very open to dialogue with other music, generating what in the jargon is known mainly by “jazz fusion”. His relationship with indian music, especially with the classical hindustani tradition, is expressed in multiple projects favored by jazz musicians in Europe and also by indian musicians. While jazz drummer, I propose in this work to develop the study of rhythmic cycles ( talas ) of hindustani music and technique of tabla, in order to use them as a study and performative material in the improvisation practice within the jazz drums, promoting a dialogue between these two musical universes. |
Descrição: | Mestrado em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10829 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.