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http://hdl.handle.net/10773/10754
Title: | Para uma didáctica mais eficiente da língua portuguesa em Moçambique: como ensinar a língua portuguesa a jovens e adultos do curso nocturno da Escola Secundária da Maxaquene - Maputo |
Author: | Menezes, Leonarda Jacinto José Maria |
Advisor: | Silva, Júlio Santos |
Keywords: | Didáctica das línguas Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua - Moçambique Estratégias da aprendizagem - Ensino secundário |
Defense Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Nesta dissertação, motivada pelas elevadas taxas de reprovação, repetência e desistência, dos alunos do Ensino Secundário Geral, particularmente dos da 10ª classe do 1º ciclo, da Escola Secundária da Maxaquene em Moçambique, procuramos conhecer as dificuldades que esses alunos enfrentam na aprendizagem da Língua Portuguesa, que para a maioria é língua segunda, bem como encontrar possíveis sugestões pedagógicas
adequadas para a resolução deste problema.
Teoricamente, procuramos filiar o nosso estudo nas áreas científicas de Didáctica de Línguas e de Ensino de Adultos. Por sua vez, este enquadramento foi complementado com a análise de documentos relacionados com a Andragogia e ainda com a análise de documentos relacionados com a educação na era colonial em Moçambique, na era da luta armada de libertação e também na era pós-independência.
A dissertação apresenta o estudo de uma turma – a turma 4 da 10ª classe da referida escola – que servirá de ilustração para sustentação da nossa hipótese de trabalho que se consubstancia no desenvolvimento da oralidade como estratégia para a melhoria da proficiência linguística e consequentemente do sucesso escolar.
Trata-se de uma turma representativa da generalidade das turmas existentes no sistema de ensino de adultos em Moçambique, que se caracterizam por uma grande heterogeneidade etária, cultural, linguística e de percurso académico, dos seus alunos. O estudo da turma incluiu a realização de questionários aos referidos alunos e entrevistas aos professores para os quais foi depois utilizado a análise de conteúdo. Ficamos assim em condições de propor algumas sugestões pedagógicas que visam a melhoria do nível de proficiência linguística em Português dos alunos adultos. Propomos o reforço significativo das estratégias de ensino baseadas na oralidade que atendem ao mesmo tempo à diversidade cultural e linguística que existe em Moçambique. Tal implica não só uma
mudança nas metodologias da Língua Portuguesa para os alunos do ensino secundário nocturno mas também uma mudança na formação dos professores. In this dissertation, motivated by the high failure, repetition and dropout rates of students doing their General Secondary Education, particularly those in the 10th Grade of the 1st cycle, at the Escola Secundária da Maxaquene (Maxaquene Secondary School) in Mozambique, we sought to determine the difficulties that those students faced in learning the Portuguese language, that for most is a second language, as well as to find possible pedagogic suggestions appropriate to solving this problem. Theoretically, we sought to base our study on the scientific area of Language Didactics and of Adult Education. In turn, this framework was supplemented with the analysis of documents relating to Adult Education Theory and also to the analysis of documents relating to education in the colonial era in Mozambique, the era of the armed struggle for liberation and also in the post-independence era. The dissertation presents the study of a class – class 4 of the 10th Grade of the referred-to school – which will serve as an illustration to sustain our work hypothesis that is consolidated in the development of oralism as a strategy to improve linguistic proficiency and consequently the student’s success. The class study included applying questionnaires to the referred-to students and interviews with the teachers. The data obtained were interpreted according to the content analysis procedure. The content analysis allowed us to propose some pedagogic suggestions that aim at improving the level of the adult students’ linguistic proficiency in Portuguese. We propose a significant strengthening of oralismbased teaching, at the same allowing for the cultural and linguistic diversity that exists in Mozambique. The study allows us to recommend some changes to the Portuguese Language Teaching methodologies for students from the nightschool secondary education, as well as a change in the teacher training curriculum plans. |
Description: | Mestrado em Didáctica de Línguas |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10754 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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