Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Patrícia Glória Soares de Albergaria dept
dc.contributor.authorMoreira, Cármen Fernanda Mendespt
dc.date.accessioned2013-06-13T15:33:13Z-
dc.date.available2013-06-13T15:33:13Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10571-
dc.descriptionMestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundáriopt
dc.description.abstractO presente estudo de investigação, desenvolvido no âmbito da disciplina de Geologia do 12º ano, pretende ser uma contribuição para o ensino da disciplina, tem como objetivos construir materiais de cariz interdisciplinar sobre a “Evolução do Homem na Terra” e “A Terra conta a sua História” e levar à aquisição de um conjunto de competências após a implementação, na sala de aula, de uma metodologia de ensino em Resolução de problemas, na abordagem interdisciplinar dos assuntos referidos. Este estudo também se enquadra numa metodologia de tipo investigação-ação em que a investigadora é simultaneamente professora em contexto da prática de ensino supervisionada. Após a definição do objeto de estudo, conceberam-se e utilizaram-se materiais didáticos, nomeadamente modelos, entendendo que os mesmos são uma ferramenta fundamental para os processos de ensino e aprendizagem. Considera-se que os modelos constituem uma importante e viável alternativa para auxiliar nestes processos, por favorecerem a construção do conhecimento e o entendimento dos conteúdos. Assim, este estudo consiste na construção e implementação de materiais de cariz interdisciplinar na sala de aula, que abordam o tema “A evolução do Homem” e tem como principal objetivo avaliar as competências desenvolvidas pelos alunos que trabalham com estes materiais. Os resultados foram obtidos a partir da análise do teste de pré e pós-avaliação formativa e de inquéritos, realizados aos alunos e de um inquérito aos professores. Verificou-se que, perante os materiais aplicados e as atividades desenvolvidas os alunos ampliaram os seus conhecimentos, desenvolvendo competências de carácter conceptual, atitudinal e procedimental relativamente a assuntos da Geologia e das Ciências Naturais.pt
dc.description.abstractThis study aims to contribute to the teaching of Geology. Having in mind that learning materials, particularly models, are fundamental tools for the teaching and learning processes, several learning materials were designed and implemented in Geology classes. It is well known that models constitute an important and viable alternative to assist in teaching and learning, by encouraging the students to construct their own knowledge and understanding. This study consists in the design and implementation of interdisciplinary materials in the classroom, addressing the theme "The evolution of man". This research aims at assessing the skills developed by students when using these materials. The results were obtained through the analysis of the formative assessment test and through inquiries to students. An inquiry was also applied to teachers. It was found that, in face of the materials used and the developed activities, students manage to develop conceptual, attitude and procedure competences, in relation to Geology and Natural Sciences subject matters.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciências da terrapt
dc.subjectGeologia: Ensino secundáriopt
dc.subjectEvolução da terrapt
dc.subjectEvolução humanapt
dc.subjectMétodos pedagógicospt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subjectAprendizagem pela resolução de problemaspt
dc.titleEvolução do homem na terra: sugestões e materiaispt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf2.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.