Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/10571
Título: | Evolução do homem na terra: sugestões e materiais |
Autor: | Moreira, Cármen Fernanda Mendes |
Orientador: | Almeida, Patrícia Glória Soares de Albergaria de |
Palavras-chave: | Ensino das ciências da terra Geologia: Ensino secundário Evolução da terra Evolução humana Métodos pedagógicos Estratégias da aprendizagem Aprendizagem pela resolução de problemas |
Data de Defesa: | 2012 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente estudo de investigação, desenvolvido no âmbito da disciplina de
Geologia do 12º ano, pretende ser uma contribuição para o ensino da
disciplina, tem como objetivos construir materiais de cariz interdisciplinar sobre
a “Evolução do Homem na Terra” e “A Terra conta a sua História” e levar à
aquisição de um conjunto de competências após a implementação, na sala de
aula, de uma metodologia de ensino em Resolução de problemas, na
abordagem interdisciplinar dos assuntos referidos. Este estudo também se
enquadra numa metodologia de tipo investigação-ação em que a investigadora
é simultaneamente professora em contexto da prática de ensino
supervisionada.
Após a definição do objeto de estudo, conceberam-se e utilizaram-se materiais
didáticos, nomeadamente modelos, entendendo que os mesmos são uma
ferramenta fundamental para os processos de ensino e aprendizagem.
Considera-se que os modelos constituem uma importante e viável alternativa
para auxiliar nestes processos, por favorecerem a construção do
conhecimento e o entendimento dos conteúdos. Assim, este estudo consiste
na construção e implementação de materiais de cariz interdisciplinar na sala
de aula, que abordam o tema “A evolução do Homem” e tem como principal
objetivo avaliar as competências desenvolvidas pelos alunos que trabalham
com estes materiais.
Os resultados foram obtidos a partir da análise do teste de pré e pós-avaliação
formativa e de inquéritos, realizados aos alunos e de um inquérito aos
professores. Verificou-se que, perante os materiais aplicados e as atividades
desenvolvidas os alunos ampliaram os seus conhecimentos, desenvolvendo
competências de carácter conceptual, atitudinal e procedimental relativamente
a assuntos da Geologia e das Ciências Naturais. This study aims to contribute to the teaching of Geology. Having in mind that learning materials, particularly models, are fundamental tools for the teaching and learning processes, several learning materials were designed and implemented in Geology classes. It is well known that models constitute an important and viable alternative to assist in teaching and learning, by encouraging the students to construct their own knowledge and understanding. This study consists in the design and implementation of interdisciplinary materials in the classroom, addressing the theme "The evolution of man". This research aims at assessing the skills developed by students when using these materials. The results were obtained through the analysis of the formative assessment test and through inquiries to students. An inquiry was also applied to teachers. It was found that, in face of the materials used and the developed activities, students manage to develop conceptual, attitude and procedure competences, in relation to Geology and Natural Sciences subject matters. |
Descrição: | Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10571 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 2.6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.