Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10569
Title: | O ensino por pesquisa como promotor de aprendizagens diferenciadas |
Author: | Lopes, Fernanda Luísa Figueiredo |
Advisor: | Bettencourt, Teresa |
Keywords: | Ensino das ciências Métodos pedagógicos: Ensino secundário Estratégias da aprendizagem Investigação científica e técnica Técnicas de investigação Metodologia científica |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho propõe-se abordar uma perspetiva de ensino e de
aprendizagem que tem ganho protagonismo, no âmbito do ensino das
ciências. Inserida num quadro internacional de inquiry approach, a perspetiva
de ensino por pesquisa (EPP) tem sido referida em diversos trabalhos de
investigação pelos resultados promissores que apresenta, constituindo-se
como referencial em termos de orientação dos programas a implementar nos
ensinos básico e secundário português. Constata-se, no entanto, que nem
sempre é feita a transposição do respetivo quadro teórico para o contexto das
práticas de sala de aula. Nesta investigação, recorremos a um estudo de caso
onde implementámos uma estratégia de ensino e de aprendizagem baseada
na perspetiva de EPP, ao nível da disciplina de biologia de 12.º ano do curso
científico-humanístico de ciências e tecnologias. Os dados recolhidos
permitiram-nos destacar os resultados positivos ao nível de produtos, com o
desenvolvimento de conhecimentos de natureza conceptual, procedimental e
atitudinal; ao nível do processo, salientando-se algumas características de
natureza funcional do trabalho de grupo desenvolvido e ao nível da articulação
entre o estudo por nós desenvolvido e o funcionamento da disciplina de
biologia. Mediante os resultados obtidos, acreditamos que a estratégia EPP é
viável e poderá constituir-se como opção válida para a concretização do
programa de biologia de 12.º ano. Para além disso, a identificação de
obstáculos e potencialidades inerentes à sua implementação, poderá
desencadear estudos de investigação similares, de modo a contribuir para uma
compreensão mais alargada da perspetiva de EPP e respetiva implementação. This work is focused on a perspective of science teaching and learning that has been having a growing acceptance. Within international orientations for inquiry approach, the perspective of ensino por pesquisa (EPP) has been referred in a lot of papers because of their promising results and for being a benchmark for the orientation of basic and secondary school curricula, in Portugal. However, the transposition of the theoretical basis to pratical context, is not always done. In this research, we use a case study to implement a teaching and learning strategy, based on EPP, at 12 grade biology students of the course científicohumanístico de ciências e tecnologias. The collected data has enabled us to highlight positive results at products level, with develop of conceptual, procedural and attitudinal knowledge; at process level, with emphasis of some functional features of the developed group work and at the relationship level between our study and the functioning of the subject of biology. Upon the obtained results, we believe that EPP strategy is feasible and can be a valid option for the concretization of 12 grade biology program. In addition, the identification of the implementation constraints and potentials, can promote similar investigations studies, that contribute to a larger comprehension of EPP perspective and his implementation. |
Description: | Doutoramento em Didática e Formação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10569 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.