Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10549
Title: Avaliação do uso de instrumentos didáticos no ensino da meteorologia - um estudo de caso no ensino superior
Author: Godinho, Ana Lúcia de Pinho
Advisor: Pombo, Lúcia
Keywords: Ensino das ciências
Meteorologia
Formação de professores
Formação inicial
Técnicas pedagógicas
Técnicas da aula
Materiais didácticos
Alunos do superior - Necessidades de formação
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O ensino da meteorologia não tem tido muita atenção por parte dos professores nas suas práticas educativas. Permitir aos alunos uma aprendizagem baseada na construção do conhecimento, com o objetivo de compreenderem fenómenos meteorológicos vivenciados no dia-a-dia, deveria fazer parte do processo de ensino e de aprendizagem de qualquer aluno. O desenvolvimento de conhecimentos e capacidades em qualquer cidadão com participação ativa e consciente na sociedade que o envolve, parte esencialmente dessa aprendizagem que lhe é proporcionada. No sentido de contribuir para o desenvolvimento de competências específicas dos alunos surge, com este estudo, uma proposta de construção, validação e avaliação de instrumentos meteorológicos como abordagem didática, em contexto educativo. Em termos metodológicos, optou-se por um estudo de caso onde se procedeu a uma análise sustentada nos dados recolhidos através da aplicação de inquéritos por questionário e observação em contexto educativo numa turma de Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Aveiro. Os principais resultados indicam que a estratégia de ensino implementada promove o desenvolvimento de capacidades de interpretação, compreensão e comunicação no âmbito do tema meteorologia. Estes resultados convergem com o de outros investigadores, na medida que apontam a utilização de instrumentos didáticos como método de ensino e de aprendizagem importante para o desenvolvimento de competências no aluno, nomeadamente no domínio do raciocínio, do conhecimento, da comunicação e de atitudes.
Teaching meteorology has not received much attention by teachers in their educational practices. Allowing students a learning experience based on the building of knowledge with the aim of understanding meteorological phenomena of our daily life should be a part of every student’s learning-teaching process. The development of knowledge and abilities in every citizen with active and aware participation in the surrounding society derives essentially from the kind of learning provided. In order to contribute to the development of students’ specific skills, this study intends to build, validate and evaluate meteorological instruments in the educational context. In methodological terms, this work fits in a case study and the data was gathered by the implementation of a survey, using questionnaires, as well as the observation in educational context in a Basic Education class in the University of Aveiro. The main results indicated that the implemented teaching strategy promotes the development of interpretation, understanding and communication skills in the meteorology field. These results meet other reserchers’ findings in the sense that they point to the use of pedagogical tools as an important teaching and learning method for the development of students’ skills namely in the thinking, knowledge, communication and attitudes domains.
Description: Mestrado em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/10549
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6621.pdf3.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.