Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1051
Title: A indisciplina em sala de aula: um estudo numa escola S/3º ciclo
Author: Gonçalves, Carla Marina Botequilha
Advisor: Gonçalves, Maria Manuela Bento
Keywords: Ciências da educação
Ambiente da aula
Comportamento dos alunos
Disciplina
Pluralismo cultural
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O problema da indisciplina nas escolas públicas portuguesas não é um fenómeno recente, mas ultimamente tem vindo a assumir novas dimensões, devido à frequência com que ocorre, bem como à sua gravidade ou ainda pela visibilidade mediática que tem vindo a ganhar. O objecto de estudo centra-se na indisciplina em contexto de sala de aula, incidindo particularmente sobre as manifestações e os seus motivos, na óptica dos alunos. Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo exploratório de natureza quantitativa, apoiado no método hipotético-dedutivo, realizado numa escola S/3º; com recolha de dados através de um inquérito por questionário. A partir da análise dos dados tratados pudemos discutir o conceito de indisciplina de acordo com as características sócio demográficas do aluno, a ocorrência de indisciplina tendo em conta o percurso escolar, os motivos que conduzem à indisciplina e ainda, as medidas sancionatórias mais eficazes. ABSTRACT: The problem of indiscipline in Portuguese public schools is not a recent phenomenon, but lately it has taken new dimensions due to not only the frequency that they occur, but also to its severity, or by the media attitude towards education. The purpose of study focuses on the student's performance in the classroom, focussing particularly on the events and their reasons, according to the student’s opinions. From the methodological point of view, this is an exploratory study of quantitative nature, supported by the hypothetical-deductive method, performed in a secondary school with data collection through a survey by questionnaire. From the analysis of the data we discuss the concept of indiscipline according to the socio demographic characteristics of the student, the occurrence of indiscipline taking on account their educational background, the leading reasons to indiscipline and the most effective sanctioning measures.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/1051
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010000369.pdf903.51 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.