Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10409
Title: | O ensino do vocabulário, em particular dos falsos amigos, em ELE |
Author: | Capela, Isabel Marques Ferreira |
Advisor: | García Méndez, María Jesús |
Keywords: | Prática pedagógica Ensino de uma segunda língua: Ensino básico 3º ciclo: Aveiro (Portugal) Língua espanhola Vocabulário |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Após uma breve viagem pelos diferentes métodos de ensino de línguas estrangeiras - em particular de ELE e EL2 - procurando as suas contribuições em matéria de léxico e de vocabulário, propomo-nos a demonstrar o interesse que suscitam os falsos amigos, em duas línguas tão próximas como o Português e o Espanhol.
Verificámos que os aprendizes reagiam de forma positiva perante o contraste ou choque que provoca este aspeto linguístico em particular, concluindo que os falsos amigos podem funcionar como recurso de grande motivação para a aprendizagem e aquisição de vocabulário nas aulas de ELE, com alunos do 7º ano do Ensino Básico.
Elaborámos um estudo de caso, com características de investigação-ação, no qual se utilizaram instrumentos muito diversificados, inserindo-se todos eles dentro das práticas comunicativas que se exercem atualmente no ensino de Espanhol como língua estrangeira. Tras un breve recorrido por los diferentes métodos de enseñanza de lenguas extranjeras -en particular de ELE y EL2-, recabando sus aportaciones en materia de léxico y vocabulario, nos proponemos demostrar el interés que suscitan los falsos amigos en las dos lenguas próximas portugués y español. Hemos comprobado que los aprendices reaccionaban de manera positiva ante el contraste o choque que provoca este particular aspecto lingüístico, llegando a concluir que los falsos amigos pueden funcionar como recurso de gran motivación para el aprendizaje y adquisición de vocabulario en las aulas de ELE, con alumnos de 7º ano do Ensino Básico. Hemos llevado a cabo un estudio de caso, con características de investigación-acción, en el que se han utilizado instrumentos muy diversos; todos ellos, dentro de las prácticas comunicativas que se ejercitan actualmente en la enseñanza del español como lengua extranjera. After a journey through the different methods of foreign language teaching – particularly Spanish Foreign Language and Spanish Second Language – searching the contributions for teaching lexicon and vocabulary, we have tried to demonstrate the importance that false friends assume in two languages as close as Portuguese and Spanish. We have found that learners reacted positively to the contrast or shock caused by this particular aspect of linguistic, coming to the conclusion that false friends can serve as a resource of great motivation for vocabulary acquisition in the Spanish Foreign Language classroom, with students of 7º ano do Ensino Básico . Finished the book revision, a case study with characteristics of research-action was built, having been used in the classroom diversified instruments inherent to the communicative approach that currently applies in the teaching of Spanish as a foreign language. |
Description: | Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário e de Língua Estrangeira [Espanhol] nos Ensino Básico e Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10409 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 3.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.