Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10148
Title: Estratégias comunicacionais de Serralves: do espaço físico ao espaço multimédia
Author: Ramos, Ana Sofia Silva
Advisor: Baldi, Vânia
Keywords: Comunicação multimédia
Museologia
Museus - Porto (Portugal)
Estratégias de comunicação
Multimédia interactiva
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo visa a análise das estratégias comunicacionais do Museu de Arte Contemporânea de Serralves (MACS) através da observação da articulação entre o espaço expositivo e os espaços multimédia criados pela instituição. Esta tese pretende investigar a importância dos espaços de exposição, físico e digital, e de que forma estes se tornam ambientes dinamizadores de novas experiências e interpretações das obras por parte do público. Nesse sentido, dar-se­á ênfase à análise das características físicas do Museu e às formas de como as novas tecnologias, tais como guias multimédia, podem ser uma boa aposta para a instituição. Para a análise das novas tecnologias usadas pelo Museu será feito um estudo a várias ferramentas multimédia de carácter museológico que, como o que foi pensado para Serralves, servem de apoio à sua comunicação/divulgação. Serão também efetuados contactos com a instituição em estudo para recolher informação acerca das plataformas adotadas. O interesse do estudo reside na percepção do impacto das novas tecnologias digitais num espaço, comunicacional complexo, como o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, nas práticas e nos métodos expositivos, assim como nas suas formas de relacionamento com os vários públicos. Assim, uma análise sobre o Museu de Arte Contemporânea de Serralves será fundamental, servindo de base para se pensar no espaço museológico enquanto espaço comunicacional complexo, privilegiado e enriquecedor a novos desafios comunicacionais. Pretende-se assim, perceber o dinamismo comunicacional criado e a forma como o recurso às novas tecnologias é propicio à interação entre o Museu, os públicos e o artista.
This assessment is focused in the Serralves Museum of Contemporary Art communicational strategies through the interactional observation between the exposure and the multimedia rooms created by the institution. This thesis is intended to investigate not only the importance of the physical and digital exposure rooms but also how they become dynamic environments for new experiences and acts of plays by the public. In that sense simultaneously it will be given a major importance to the physical aspects of the Museum and how these new technologies like multimedia guides, may be a good decision for the institution. To a better understanding about the use of these new technologies an assessment will be made to several multimedia tools related to the museum character. These tools have the purpose to support the museum communication and marketing. Contacts with the institution will also be made to collect information about used platforms. What makes this interesting is to understand, in such a complex communicational space like Serralves Museum, the impact of using these new digital technologies in the practical and exposure methods and their ways to connect with several types of public. So, an analysis about Serralves Museum with have major importance to this investigation and will be the starting point to think of the museum as a complex communicational space. This will be made in a privilege and rich experience because of the new communication challenges, including the interactive ones. It is intended to understand the communicational dynamism that has been created and the way how using these new technologies is appropriate for the interaction between the Museum, the public and artists.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/10148
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Ana Ramos.pdf23.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.