Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/9813
Título: Criação de arranjos para classes de conjunto instrumentais
Autor: Fernandes, Manuel Maio Graça
Orientador: Soveral, Isabel
Palavras-chave: Educação musical
Música tradicional: Portugal
Música instrumental
Data de Defesa: 2012
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Este projecto tem como proposta teórica a criação de material pedagógico parcialmente baseado em música tradicional portuguesa, visando a aplicação em classes de conjunto do ensino vocacional de música. Pretende-se dessa forma pôr os alunos em contacto com seu património e, tomando este como inspiração, trabalhar determinados aspectos musicais. Essa proposta será abordada na primeira parte da introdução e pretende ser adaptável a diversos contextos relacionados com a prática instrumental em grupo. A segunda parte incidirá sobre a contextualização da mesma proposta aplicada a um grupo específico de alunos, recorrendo a material pedagógico elaborado por mim, centrado no desenvolvimento de competências rítmicas. A documentação da aplicação aula a aula permitirá reflectir acerca da validade da proposta teórica e da aplicabilidade da mesma.
This project’s theoretical proposal concerns the creation of pedagogical material based partially on portuguese traditional music, applied to group classes and ensembles in specialized music teaching. Through that application it is intended to facilitate the student’s contact with his or her patrimony and, using it as source of inspiration, work on certain musical aspects. This proposal will be dealt with in the first part of the introduction and intends to be adaptable to several contexts related to instrumental group practice. The second part will concern the contextualization of that same proposal applied to a specific group of students, using pedagogical material elaborated by myself, centered on the development of rhythmic skills. The application will be documented lesson to lesson. Through the documentation it will be possible to reflect on the validity of the theoretical proposal and its applicability.
Descrição: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/9813
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação.pdf5.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.