Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/9081
Título: O Cabri-Géomètre: um ambiente de aprendizagem significativa da geometria
Autor: Silva, Renata
Cabrita, Isabel
Palavras-chave: Ambientes (Dinâmicos) de Geometria Dinâmica
Aprendizagem significativa
Cabri-Géomètre
Geometria
Data: 2005
Resumo: O ensino e a aprendizagem da matemática, nomeadamente da geometria, têm sido considerados muito desmotivantes, não havendo lugar para a observação, experimentação, construção, criatividade, reflexão, intuição e autonomia dando-se ênfase à repetição e mecanização de exercícios após o debitar, pelo professor, da matéria estipulada programaticamente. A introdução dos Ambientes (Dinâmicos) de Geometria Dinâmica pode alterar, por completo, esta situação permitindo que os alunos explorem, por si próprios, elementos da Geometria colocando problemas e descobrindo resultados relevantes, investigando propriedades, elaborando e testando conjecturas, justificando e argumentando raciocínios. Neste estudo elege-se o Cabri-Géomètre enquanto eventual proporcionador de uma aprendizagem mais dinâmica, mais motivadora, mais eficaz e eficiente fomentando interacções entre aluno(s) e professor e a assumpção de novos papéis para ambos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/9081
ISBN: 972-95207-4-7
Versão do Editor: http://www.siie05.esecs.ipleiria.pt/
Aparece nas coleções: CIDTFF - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2005) O Cabri-Géomètre - um ambiente de aprendizagem significativa da geometria.pdf62.59 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.