Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/9081
Título: | O Cabri-Géomètre: um ambiente de aprendizagem significativa da geometria |
Autor: | Silva, Renata Cabrita, Isabel |
Palavras-chave: | Ambientes (Dinâmicos) de Geometria Dinâmica Aprendizagem significativa Cabri-Géomètre Geometria |
Data: | 2005 |
Resumo: | O ensino e a aprendizagem da matemática, nomeadamente da geometria, têm sido considerados muito desmotivantes, não havendo lugar para a observação, experimentação, construção, criatividade, reflexão, intuição e autonomia dando-se ênfase à repetição e mecanização de exercícios após o debitar, pelo professor, da matéria estipulada programaticamente. A introdução dos Ambientes (Dinâmicos) de Geometria Dinâmica pode alterar, por completo, esta situação permitindo que os alunos explorem, por si próprios, elementos da Geometria colocando problemas e descobrindo resultados relevantes, investigando propriedades, elaborando e testando conjecturas, justificando e argumentando raciocínios. Neste estudo elege-se o Cabri-Géomètre enquanto eventual proporcionador de uma aprendizagem mais dinâmica, mais motivadora, mais eficaz e eficiente fomentando interacções entre aluno(s) e professor e a assumpção de novos papéis para ambos. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9081 |
ISBN: | 972-95207-4-7 |
Versão do Editor: | http://www.siie05.esecs.ipleiria.pt/ |
Aparece nas coleções: | CIDTFF - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
(2005) O Cabri-Géomètre - um ambiente de aprendizagem significativa da geometria.pdf | 62.59 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.