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 Contribuição dos estudos geotécnicos na gestão das obras rodoviárias
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8824

title: Contribuição dos estudos geotécnicos na gestão das obras rodoviárias
authors: Mendes, Artur Manuel Sérvulo
advisors: Cardoso, José Claudino de Pinho
Machado, Ana Paula Gerardo
keywords: Engenharia civil
Geotecnia
Solos
Estradas
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Os relatórios das entidades fiscalizadoras apontam, frequentemente, a Geotecnia como responsável pelos atrasos e pelo acréscimo de custos nas empreitadas. Numa obra rodoviária o grau de incerteza depende, em parte, do conhecimento e da experiência de todos os intervenientes e como a incerteza não se conhece, por não ser identificável e/ou quantificável o único modo de esta ser reduzida é aumentar o conhecimento do que pode ser identificado e quantificado. Na análise de risco a informação existente é muitas vezes obtida a partir de circunstâncias semelhantes ou derivadas através da modelação, com diversos graus de imperfeição variáveis, e envolvendo processos e fenómenos naturais, os quais são inerentemente aleatórios. Com recurso à análise dos processos de algumas empreitadas de obras rodoviárias realizadas nos últimos 10 anos, procurou-se avaliar as causas dos trabalhos a mais e dos atrasos imputados à Geotecnia. O levantamento desta situação nas obras e o cruzamento com os respectivos estudo geotécnicos permitirão chegar a conclusões que podem contribuir para a implementação de acções de melhoria nos estudos e ensaios geotécnicos.

The reports of the oversight entities often indicate the Geotechnical responsible for delays and increased costs in the contracts. In road construction the uncertainty depends in part on the knowledge and experience of those involved and the uncertainty is not known, not to be identified and / or quantifiable is the only way to be reduced is to increase the knowledge of what can be identified and quantified. In the risk analysis the existing information is often obtained from circumstances similar to or derived by modeling with varying degrees of imperfection variables, and involving processes and natural phenomena, which are inherently random. Using the analysis of processes of some road works undertaken in the last 10 years, sought to evaluate the causes of extra works and delays attributed to Geotechnics. The survey of the situation in the works and the crossing with their geotechnical study will reach conclusions that can contribute to the implementation of improvement measures in their studies and geotechnical tests.
description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/8824
appears in collectionsCIVIL - Dissertações de mestrado
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