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http://hdl.handle.net/10773/8824
Título: | Contribuição dos estudos geotécnicos na gestão das obras rodoviárias |
Autor: | Mendes, Artur Manuel Sérvulo |
Orientador: | Cardoso, José Claudino de Pinho Machado, Ana Paula Gerardo |
Palavras-chave: | Engenharia civil Geotecnia Solos Estradas |
Data de Defesa: | 2011 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Os relatórios das entidades fiscalizadoras apontam,
frequentemente, a Geotecnia como responsável pelos
atrasos e pelo acréscimo de custos nas empreitadas.
Numa obra rodoviária o grau de incerteza depende, em
parte, do conhecimento e da experiência de todos os
intervenientes e como a incerteza não se conhece, por não
ser identificável e/ou quantificável o único modo de esta
ser reduzida é aumentar o conhecimento do que pode ser
identificado e quantificado.
Na análise de risco a informação existente é muitas vezes
obtida a partir de circunstâncias semelhantes ou derivadas
através da modelação, com diversos graus de imperfeição
variáveis, e envolvendo processos e fenómenos naturais,
os quais são inerentemente aleatórios.
Com recurso à análise dos processos de algumas
empreitadas de obras rodoviárias realizadas nos últimos
10 anos, procurou-se avaliar as causas dos trabalhos a
mais e dos atrasos imputados à Geotecnia.
O levantamento desta situação nas obras e o cruzamento
com os respectivos estudo geotécnicos permitirão chegar a
conclusões que podem contribuir para a implementação de
acções de melhoria nos estudos e ensaios geotécnicos. The reports of the oversight entities often indicate the Geotechnical responsible for delays and increased costs in the contracts. In road construction the uncertainty depends in part on the knowledge and experience of those involved and the uncertainty is not known, not to be identified and / or quantifiable is the only way to be reduced is to increase the knowledge of what can be identified and quantified. In the risk analysis the existing information is often obtained from circumstances similar to or derived by modeling with varying degrees of imperfection variables, and involving processes and natural phenomena, which are inherently random. Using the analysis of processes of some road works undertaken in the last 10 years, sought to evaluate the causes of extra works and delays attributed to Geotechnics. The survey of the situation in the works and the crossing with their geotechnical study will reach conclusions that can contribute to the implementation of improvement measures in their studies and geotechnical tests. |
Descrição: | Mestrado em Engenharia Civil |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8824 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DECivil - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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