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 Comunicação e colaboração em contexto educativo: o trabalho colaborativo no mestrado em Multimédia em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8160

title: Comunicação e colaboração em contexto educativo: o trabalho colaborativo no mestrado em Multimédia em Educação
authors: Aresta, Mónica
Moreira, António
Pedro, Luis
keywords: colaboração
tecnologia
aprendizagem
Web 2.0
mudança
issue date: 2011
publisher: Centro de Competência da Universidade do Minho
abstract: Com o desenvolvimento das ferramentas Web 2.0 a Internet assume‐se como uma plataforma onde os conteúdos, mais que transmitidos e consumidos, são criados, partilhados e transformados. Ao facilitar os processos de comunicação, interacção e criação de grupos, o software social potencia o desenvolvimento de novos ambientes de aprendizagem onde a comunidade se define como centro de construção de conhecimento. Num novo modelo que expande os horizontes da aprendizagem e onde a adopção das tecnologias conduz a alterações na forma como se equaciona o conteúdo e o currículo, o professor surge como agente de mudança, promotor de experiências de aprendizagem ricas e inovadoras. Incidindo sobre o papel da comunidade na promoção de modelos de aprendizagem mais dinâmicos e participativos, o presente artigo reflecte um estudo desenvolvido no âmbito do Mestrado em Multimédia em Educação (Universidade de Aveiro) onde se aborda a importância do software social na criação de comunidades de aprendizagem.

With the development of Web 2.0 tools, the Internet becomes a platform where content, is created, shared and processed rather than transmitted and consumed. By facilitating the processes of communication, interaction and creation of groups, social software enhances the development of new learning environments where the community is perceived as a knowledge construction center. In a new model that expands the horizons of learning, and where the adoption of technology leads to changes in the content and curriculum, the teacher is defined as an agent of change, promoting rich and innovative learning experiences. This paper reflects a study of the role of these communities in the promotion of more dynamic and participatory learning models. Developed under the Master in Multimedia in Education (University of Aveiro) it focuses the importance of social software in the creation of learning communities.
URI: http://hdl.handle.net/10773/8160
ISBN: 978-972-98456-8-0
appears in collectionscetac.media - Capítulo de livro

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