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 O potencial da memória na valorização simbólica do comércio do Porto
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7601

title: O potencial da memória na valorização simbólica do comércio do Porto
authors: Cruz, Filipa Oliveira Marques da
advisors: Quental, Joana Maria Ferreira Pacheco
Sousa, Álvaro José Barbosa de
keywords: Sociologia do design
Sociologia da cultura
Comércio - Porto (Portugal)
Identidade cultural
Espaços urbanos
Design de interiores
Comunicação visual
Gestão de marketing
issue date: 2011
abstract: Este trabalho tem como objecto de estudo o comércio urbano na cidade do Porto. Pretende-se investigar o potencial simbólico do antigo comércio tradicional da cidade numa perspectiva de redesenho urbano através da Memória colectiva. O resgate da memória dos usos e costumes, dos artefactos, da organização e desenho do espaço e dos produtos, em suma, da relação simbólica do comércio com a identidade da cidade, é algo que se propõe valorizar. Pretende-se sublinhar o potencial da Memória colectiva como forma de sustentar um património físico e material através de valores imateriais e simbólicos. Potencia-se, desta forma, a renovação sustentada do centro da cidade do Porto através da valorização das características simbólicas do seu comércio tradicional — as componentes arquitectónica, visual, gráfica, de produtos e de serviços. Interessa compreender o modo de actuação sobre este património, de forma a redesenhar a tradição nos dias de hoje. Um entendimento do valor da memória como uma ferramenta ideal de diferenciação e afirmação do país. O potencial da memória para a valorização do comércio urbano da cidade do Porto é a procura, pelo olhar do Design, de um argumento com base na herança patrimonial da cidade, que faz sentido na recuperação de um certo tipo de espaços comerciais (de cariz tradicional) e que permite reconvertê-los em espaços revalorizados, com projectos comerciais de qualidade, numa nova forma de entender a tradição e a memória identitária. O projecto emerge naturalmente deste estudo: a tradução gráfica da informação recolhida – num código simples e acessível – permite o cruzamento entre três variáveis (tipologias, práticas e produtos) potenciando a emergência de conceitos e formatos inovadores para o comércio tradicional, animados pelos traços de uma identidade colectiva.

The object of study of the present work is the urban commerce of Porto. It is intended to investigate the symbolic potential of the old traditional commerce of the city, in a perspective of urban design through collective Memory. The rescue of the memory of uses and habits, of artifacts, of the spaces design and organization and the products design, in short, of the symbolic relation of the commerce with the city's identity is something that it proposes to value. It intends to underline the potential of collective Memory as a way to sustain a physical and material heritage through immaterial and symbolic values. To potentiate, in this way, a sustained renovation of the city center through the valorization of the symbolic characteristics of its traditional commerce — its architectural, visual and graphic component, of products and services. To understand the forms of action on this heritage, in order to redesign tradition today.An understanding of the value of memory as an ideal tool of differentiation and affirmation of the country. The potential of memory to the valorization of urban commerce of the city of Porto is the pursuit of an argument based on the patrimonial heritage of the city, that makes sense in the recovery of a certain kind of traditional shops, that allows to reconvert them in revalued places, with commercial quality projects, in a new way of understanding tradition and identity memory. The project emerges naturally of this study: a graphic translation of the collected information — in a simple and accessible code — allows the intersection of three variables (typologies, practices and products) enhancing the forthcoming of innovative concepts and formats for the traditional commerce, animated by the features of a collective identity.
description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/7601
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
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