DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Artigos >
 Quando for grande vou ser professor:a identidade docente representadapor futuros professores
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/6978

title: Quando for grande vou ser professor:a identidade docente representadapor futuros professores
other titles: When I grow up I will be a teacher: how futureteachers represent teacher’s identity
authors: Pardal, Luís
Neto-Mendes, António
Martins, António
Gonçalves, Manuela
Pedro, Ana
keywords: Identidade
Professor
Representações sociais
issue date: May-2011
publisher: Curitiba
abstract: A afirmação e a discussão das identidades atravessa hoje todas as culturas e todas as sociedades e, no interior destas, os mais diversos grupos, entre os quais os de natureza profissional, à semelhança dos professores, cada um com a sua especificidade e elementos de ligação, mas todos com alguns pontos em comum. Nesse contexto, apresenta-se um estudo que tem como objetivo central a explicitação e a problematização da identidade docente e do interesse e das condições do seu exercício. Tal estudo é feito, quer num plano teórico, revisitando alguma bibliografia de referência, designadamente a relacionada com a construção e o papel da(s) identidade(s); quer num plano empírico, decorrente da análise de representações sociais de 96 jovens estudantes de licenciaturas em ensino de uma universidade portuguesa. O recurso às representações sociais como instrumento para a compreensão da identidade docente perspectivada por futuros professores afigura- -se pertinente, seja pelo papel daquelas na interpretação da atividade profissional do professor e na configuração do trabalho deste, seja pelo seu papel de orientação da própria ação docente e de justificação dela. Acrescente-se ainda que o quadro teórico que serve de suporte ao estudo permite perceber em que medida as representações sociais dos inquiridos sobre os processos de ensino-aprendizagem em que intervirão, já como professores, incorporam as suas próprias experiências.
URI: http://hdl.handle.net/10773/6978
ISSN: 1518-3483
publisher version/DOI: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=279
source: Revista Diálogo Educacional
appears in collectionsDE - Artigos

files in this item

file description sizeformat
identidade docente Repres.pdfDocumento principal1.24 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2