Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/6978
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pardal, Luís | pt |
dc.contributor.author | Neto-Mendes, António | pt |
dc.contributor.author | Martins, António | pt |
dc.contributor.author | Gonçalves, Manuela | pt |
dc.contributor.author | Pedro, Ana | pt |
dc.date.accessioned | 2012-02-28T11:16:31Z | - |
dc.date.available | 2012-02-28T11:16:31Z | - |
dc.date.issued | 2011-05 | - |
dc.identifier.issn | 1518-3483 | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/6978 | - |
dc.description.abstract | A afirmação e a discussão das identidades atravessa hoje todas as culturas e todas as sociedades e, no interior destas, os mais diversos grupos, entre os quais os de natureza profissional, à semelhança dos professores, cada um com a sua especificidade e elementos de ligação, mas todos com alguns pontos em comum. Nesse contexto, apresenta-se um estudo que tem como objetivo central a explicitação e a problematização da identidade docente e do interesse e das condições do seu exercício. Tal estudo é feito, quer num plano teórico, revisitando alguma bibliografia de referência, designadamente a relacionada com a construção e o papel da(s) identidade(s); quer num plano empírico, decorrente da análise de representações sociais de 96 jovens estudantes de licenciaturas em ensino de uma universidade portuguesa. O recurso às representações sociais como instrumento para a compreensão da identidade docente perspectivada por futuros professores afigura- -se pertinente, seja pelo papel daquelas na interpretação da atividade profissional do professor e na configuração do trabalho deste, seja pelo seu papel de orientação da própria ação docente e de justificação dela. Acrescente-se ainda que o quadro teórico que serve de suporte ao estudo permite perceber em que medida as representações sociais dos inquiridos sobre os processos de ensino-aprendizagem em que intervirão, já como professores, incorporam as suas próprias experiências. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Curitiba | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Identidade | pt |
dc.subject | Professor | pt |
dc.subject | Representações sociais | pt |
dc.title | Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores | pt |
dc.title.alternative | When I grow up I will be a teacher: how futureteachers represent teacher’s identity | pt |
dc.type | article | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.distribution | international | pt |
degois.publication.firstPage | 417 | pt |
degois.publication.issue | nº 33 | pt |
degois.publication.lastPage | 433 | pt |
degois.publication.title | Revista Diálogo Educacional | pt |
degois.publication.volume | 11 | pt |
dc.relation.publisherversion | http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=279 | * |
Appears in Collections: | DEP - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
identidade docente Repres.pdf | Documento principal | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.