Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/6978
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPardal, Luíspt
dc.contributor.authorNeto-Mendes, Antóniopt
dc.contributor.authorMartins, Antóniopt
dc.contributor.authorGonçalves, Manuelapt
dc.contributor.authorPedro, Anapt
dc.date.accessioned2012-02-28T11:16:31Z-
dc.date.available2012-02-28T11:16:31Z-
dc.date.issued2011-05-
dc.identifier.issn1518-3483pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/6978-
dc.description.abstractA afirmação e a discussão das identidades atravessa hoje todas as culturas e todas as sociedades e, no interior destas, os mais diversos grupos, entre os quais os de natureza profissional, à semelhança dos professores, cada um com a sua especificidade e elementos de ligação, mas todos com alguns pontos em comum. Nesse contexto, apresenta-se um estudo que tem como objetivo central a explicitação e a problematização da identidade docente e do interesse e das condições do seu exercício. Tal estudo é feito, quer num plano teórico, revisitando alguma bibliografia de referência, designadamente a relacionada com a construção e o papel da(s) identidade(s); quer num plano empírico, decorrente da análise de representações sociais de 96 jovens estudantes de licenciaturas em ensino de uma universidade portuguesa. O recurso às representações sociais como instrumento para a compreensão da identidade docente perspectivada por futuros professores afigura- -se pertinente, seja pelo papel daquelas na interpretação da atividade profissional do professor e na configuração do trabalho deste, seja pelo seu papel de orientação da própria ação docente e de justificação dela. Acrescente-se ainda que o quadro teórico que serve de suporte ao estudo permite perceber em que medida as representações sociais dos inquiridos sobre os processos de ensino-aprendizagem em que intervirão, já como professores, incorporam as suas próprias experiências.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCuritibapt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIdentidadept
dc.subjectProfessorpt
dc.subjectRepresentações sociaispt
dc.titleQuando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professorespt
dc.title.alternativeWhen I grow up I will be a teacher: how futureteachers represent teacher’s identitypt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage417pt
degois.publication.issuenº 33pt
degois.publication.lastPage433pt
degois.publication.titleRevista Diálogo Educacionalpt
degois.publication.volume11pt
dc.relation.publisherversionhttp://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=279*
Appears in Collections:DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
identidade docente Repres.pdfDocumento principal1.24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.