DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Instituto Superior de Contabilidade e Administração > ISCA - Capítulo de livro >
 Aplicação das práticas de ensino e aprendizagem à unidade curricular de análise financeira
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/6600

title: Aplicação das práticas de ensino e aprendizagem à unidade curricular de análise financeira
authors: Vieira, Elisabete F. Simões
Azevedo, Graça M. do Carmo
keywords: Processo Bolonha; Ensino; Aprendizagem; Competências
issue date: 17-Feb-2012
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Vários são os factores que têm contribuído para as crescentes exigências que se fazem sentir ao nível do ensino superior em Portugal, nomeadamente o processo de Bolonha. Um processo de aprendizagem centrado no aluno, onde o professor deve passar a ajudar os alunos a adquirirem competências, leva à procura da excelência através de diferentes e mais eficazes práticas de ensino e aprendizagem. Adicionalmente, não podemos ignorar a crescente exigência e complexidade do mercado de trabalho, que obriga a um ensino capaz de desenvolver as competências capazes de responder a este mundo que esperamos, os acolham mais tarde. Neste contexto, tentamos adaptar as práticas docentes associadas a uma unidade curricular de três licenciaturas leccionadas no ISCA-UA, com o intuito de conseguir ensinar para desenvolver competências. Os resultados obtidos foram, de um modo geral, bastante satisfatórios, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento de competências, tanto específicas como transversais, à motivação dos alunos e aos próprios resultados de aprendizagem. Contudo, não podemos deixar de referir algumas limitações, como sejam algumas deficiências a nível de conhecimentos instrumentais, necessários à compreensão de alguns dos conteúdos programáticos e alguma dificuldade na mobilização dos conhecimentos adquiridos para a resolução de casos práticos, a partir de situações reais, bem como nas competências transversais, nomeadamente na capacidade de fundamentação e argumentação das suas opiniões.
URI: http://hdl.handle.net/10773/6600
ISBN: 978-972-789-301-0
appears in collectionsISCA - Capítulo de livro

files in this item

file description sizeformat
Cap_Livro_UA.pdfDocumento principal99.93 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2