Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/6600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVieira, Elisabete F. Simõespt
dc.contributor.authorAzevedo, Graça M. do Carmopt
dc.date.accessioned2012-02-17T14:51:51Z-
dc.date.available2012-02-17T14:51:51Z-
dc.date.issued2012-02-17-
dc.identifier.isbn978-972-789-301-0pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/6600-
dc.description.abstractVários são os factores que têm contribuído para as crescentes exigências que se fazem sentir ao nível do ensino superior em Portugal, nomeadamente o processo de Bolonha. Um processo de aprendizagem centrado no aluno, onde o professor deve passar a ajudar os alunos a adquirirem competências, leva à procura da excelência através de diferentes e mais eficazes práticas de ensino e aprendizagem. Adicionalmente, não podemos ignorar a crescente exigência e complexidade do mercado de trabalho, que obriga a um ensino capaz de desenvolver as competências capazes de responder a este mundo que esperamos, os acolham mais tarde. Neste contexto, tentamos adaptar as práticas docentes associadas a uma unidade curricular de três licenciaturas leccionadas no ISCA-UA, com o intuito de conseguir ensinar para desenvolver competências. Os resultados obtidos foram, de um modo geral, bastante satisfatórios, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento de competências, tanto específicas como transversais, à motivação dos alunos e aos próprios resultados de aprendizagem. Contudo, não podemos deixar de referir algumas limitações, como sejam algumas deficiências a nível de conhecimentos instrumentais, necessários à compreensão de alguns dos conteúdos programáticos e alguma dificuldade na mobilização dos conhecimentos adquiridos para a resolução de casos práticos, a partir de situações reais, bem como nas competências transversais, nomeadamente na capacidade de fundamentação e argumentação das suas opiniões.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProcesso Bolonha; Ensino; Aprendizagem; Competênciaspt
dc.titleAplicação das práticas de ensino e aprendizagem à unidade curricular de análise financeirapt
dc.typebookPartpt
degois.publication.firstPage137pt
degois.publication.lastPage149pt
degois.publication.locationAveiropt
degois.publication.titleDocência no ensino superior: partilha de boas práticaspt
Appears in Collections:ISCA-UA - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cap_Livro_UA.pdfDocumento principal99.93 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.