Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/41207
Título: Variação intralinguística e pluricentrismo na educação em português no século XXI
Autor: Cristina Manuela Sá
Maria João Macário
Palavras-chave: Pluricentrismo
Variação intralinguística
Língua portuguesa
Educação em português
Data: 2022
Editora: Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Resumo: Neste texto, apresentamos uma revisão sistemática da literatura, com os objetivos de compreender o modo como estudantes de Educação percecionam a língua portuguesa e de propor linhas de intervenção didática que promovam o reconhecimento do português como língua pluricêntrica. O corpus de análise foi constituído por 8 publicações de investigadores que integravam um projeto sobre representações de estudantes em Educação. Procedeu-se a uma análise de conteúdo. Os resultados revelam algumas dificuldades destes participantes no reconhecimento da (riqueza da) variação intralinguística da língua portuguesa e consequente estatuto de língua pluricêntrica, conceitos que discutimos também na revisão de literatura. Estas crenças e atitudes conduzem à necessidade de intervir didaticamente junto deste público, no espaço da Educação em Português.
In this text, we present a systematic literature review aimed to understand the way students of Education perceive Portuguese language and to suggest guidelines for a didactic intervention capable of promoting its acknowledgement as a pluricentric language. The corpus which is analyzed consists of 8 texts published by researches involved in a project dealing with the conceptions of students of Education on Portuguese language and it was submitted to content analysis. The results revealed that the participants had some trouble acknowledging the importance of the intralinguistic variation of Portuguese language and consequently its existence as a pluricentric language, concepts which are discussed in the literature review. These conceptions and the attitudes related to them determine the need to promote a didactic intervention aimed for this public, within Education in Portuguese.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/41207
ISSN: 2176-4794
Versão do Editor: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/46700/27549
Aparece nas coleções: CIDTFF - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
46700-Texto do Artigo-201312-1-10-20220921.pdf759.07 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.