Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/40964
Title: | Literacia financeira, fiscal e contabilística: um estudo no 12.º ano do ensino secundário |
Author: | Nunes, Liliana Sofia Rodrigues |
Advisor: | Costa, Alberto J. |
Keywords: | Literacia financeira Literacia fiscal Literacia contabilística Ensino secundário |
Defense Date: | 20-Dec-2023 |
Abstract: | O presente trabalho propõe-se estudar o nível de literacia financeira, fiscal e
contabilística nos jovens do ensino secundário, mais propriamente do 12.º ano
de escolaridade. Este trabalho encontra-se dividido em dois grandes grupos: o
primeiro incide sobre a revisão de literatura e o segundo sobre o estudo empírico.
Dentro da revisão da literatura contamos com dois grandes conceitos aqui
inerentes: a educação financeira e a literacia financeira. Ainda dentro da revisão
de literatura é explanado como se encontra organizado o sistema de ensino
português.
Já na segunda parte deste trabalho, onde se encontra o estudo empírico é
apresentada a população-alvo, a metodologia usada, o tratamento dos dados,
os resultados e as conclusões. Para se chegar às ditas conclusões foi usado
como ferramenta de recolha de dados um questionário implementado aos
estudantes de duas escolas secundárias da cidade de Aveiro.
As conclusões retiradas vão ao encontro do que era esperado e daquilo que já
tem vindo a ser concluído noutros estudos, ou seja, o nível de literacia financeira,
fiscal e contabilística é classificado como médio-baixo. Através dos testes
realizados, é possível constatar que das variáveis sociodemográficas
analisadas, a variável curso tem influência significativa no nível de literacia
financeira, fiscal e contabilística.
Assim, este estudo é relevante, pois demonstra o quão necessário é apostar
nestas temáticas, para preparar os mais novos para as necessidades do
presente e do futuro. The purpose of this paper is to study the level of financial, fiscal and accounting literacy among young people in secondary school, more specifically in the 12th grade. This work is divided into two main groups: the first focuses on the literature review and the second on the empirical study. The literature review covers two main concepts: financial education and financial literacy. The literature review also explains how the Portuguese education system is organized. In the second part of this work, where we find the empirical study, we present the target population, the methodology used, the data processing, the results and the conclusions. To reach these conclusions, a questionnaire was used to collect data from students at two secondary schools in the city of Aveiro. The conclusions drawn are in line with what was expected and what has already been concluded in other studies, i.e. the level of financial, tax and accounting literacy is classified as medium-low. The tests carried out show that of the sociodemographic variables analyzed, the degree variable has a significant influence on the level of financial, tax and accounting literacy. This study is therefore relevant, as it demonstrates how necessary it is to focus on these issues in order to prepare young people for the needs of the present and the future. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/40964 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado ISCA-UA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Liliana_Nunes.pdf | 2.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.