Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/40964
Título: Literacia financeira, fiscal e contabilística: um estudo no 12.º ano do ensino secundário
Autor: Nunes, Liliana Sofia Rodrigues
Orientador: Costa, Alberto J.
Palavras-chave: Literacia financeira
Literacia fiscal
Literacia contabilística
Ensino secundário
Data de Defesa: 20-Dez-2023
Resumo: O presente trabalho propõe-se estudar o nível de literacia financeira, fiscal e contabilística nos jovens do ensino secundário, mais propriamente do 12.º ano de escolaridade. Este trabalho encontra-se dividido em dois grandes grupos: o primeiro incide sobre a revisão de literatura e o segundo sobre o estudo empírico. Dentro da revisão da literatura contamos com dois grandes conceitos aqui inerentes: a educação financeira e a literacia financeira. Ainda dentro da revisão de literatura é explanado como se encontra organizado o sistema de ensino português. Já na segunda parte deste trabalho, onde se encontra o estudo empírico é apresentada a população-alvo, a metodologia usada, o tratamento dos dados, os resultados e as conclusões. Para se chegar às ditas conclusões foi usado como ferramenta de recolha de dados um questionário implementado aos estudantes de duas escolas secundárias da cidade de Aveiro. As conclusões retiradas vão ao encontro do que era esperado e daquilo que já tem vindo a ser concluído noutros estudos, ou seja, o nível de literacia financeira, fiscal e contabilística é classificado como médio-baixo. Através dos testes realizados, é possível constatar que das variáveis sociodemográficas analisadas, a variável curso tem influência significativa no nível de literacia financeira, fiscal e contabilística. Assim, este estudo é relevante, pois demonstra o quão necessário é apostar nestas temáticas, para preparar os mais novos para as necessidades do presente e do futuro.
The purpose of this paper is to study the level of financial, fiscal and accounting literacy among young people in secondary school, more specifically in the 12th grade. This work is divided into two main groups: the first focuses on the literature review and the second on the empirical study. The literature review covers two main concepts: financial education and financial literacy. The literature review also explains how the Portuguese education system is organized. In the second part of this work, where we find the empirical study, we present the target population, the methodology used, the data processing, the results and the conclusions. To reach these conclusions, a questionnaire was used to collect data from students at two secondary schools in the city of Aveiro. The conclusions drawn are in line with what was expected and what has already been concluded in other studies, i.e. the level of financial, tax and accounting literacy is classified as medium-low. The tests carried out show that of the sociodemographic variables analyzed, the degree variable has a significant influence on the level of financial, tax and accounting literacy. This study is therefore relevant, as it demonstrates how necessary it is to focus on these issues in order to prepare young people for the needs of the present and the future.
URI: http://hdl.handle.net/10773/40964
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_Liliana_Nunes.pdf2.5 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.