Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/4033
Título: Estudo de competências pragmáticas no autismo: sarcasmo e humor
Autor: Silva, Alexandra Catarina Vieira da
Orientador: Coimbra, Rosa Lídia
Palavras-chave: Ciências da fala e da audição
Autismo
Crianças
Linguagem
Humor
Ironia
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Objectivos: O presente trabalho tem como objectivo estudar as competências pragmáticas na compreensão do humor e sarcasmo em crianças com autismo. Métodos: Foi feita a gravação de dez anedotas de vários tipos sendo estas, posteriormente, aplicadas a dois alunos com autismo pertencentes a faixas etárias diferentes e a dois alunos sem esta problemática, também das mesmas faixas etárias. Estudou-se a capacidade de cada um interpretar e compreender correctamente uma anedota, assim como a reacção que cada um teve à mesma. Também se auscultou a opinião do informante sobre cada texto apresentado. Resultados e Conclusões: Os alunos com autismo apresentaram claras dificuldades na compreensão das anedotas, uma vez que não compreenderam as respectivas implicaturas. Reagiram em alguns momentos da sua aplicação, maioritariamente quando se tratava de anedotas que exploravam a máxima da qualidade. Referiram gostar de todas as anedotas apresentadas.
Objectives: This study aims to study the pragmatic skills of humor and sarcasm in children with autism. Methods: Ten jokes of different kinds were recorded and applied to two students with autism belonging to different age groups and two students without this problem, also in the same age group. We studied the ability of each child to correctly interpret and understand a joke, as well as the reaction that each had. We also listened to the opinion of the informant of each joke. Results and Conclusions: Students with autism showed clear difficulties in understanding the jokes, because they did not understand their implicatures. They reacted in some moments of the application, mainly when the anecdotes flouted the maxim of quality. They reported to like all the anecdotes presented.
Descrição: Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
URI: http://hdl.handle.net/10773/4033
Aparece nas coleções: DCM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
4444.pdf1.08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.