Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36557
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLapa, Luíspt_PT
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt_PT
dc.date.accessioned2023-03-13T14:29:48Z-
dc.date.available2023-03-13T14:29:48Z-
dc.date.issued2022-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/36557-
dc.description.abstractDanos à aprendizagem da Matemática, nomeadamente para alunos da educação básica e em situação de vulnerabilidade económica, são evidenciados em estudos que procuram medir os efeitos da interrupção do funcionamento das escolas. A pandemia associada à COVID-19 levou ao encerramento de escolas em todo o mundo. No Distrito Federal, Brasil, a suspensão das aulas significou 686 escolas públicas de portas fechadas e cerca de 500.000 alunos sem atividades presenciais. Como alternativa possível dentro dos limites que o distanciamento físico e a utilização das tecnologias poderiam permitir, a Secretaria de Educação implementou uma estrutura pedagógica de ensino remoto de emergência. No entanto, não se conhecem estudos que permitam definir em que medida o apoio remoto mediado por tecnologias digitais, em cenário excecional pandémico, contribui para a aprendizagem de Matemática. Neste contexto, a investigação surge no âmbito de um Doutoramento em Multimédia em Educação, tem opção metodológica mista, maioritariamente qualitativa, alicerçada no paradigma interpretativo, materializada num estudo de caso e tem como participantes professores e estudantes. Este artigo busca perceber os recursos tecnológicos digitais que estiveram à disposição dos professores de Matemática e estudantes de ensino fundamental, anos finais, de escolas públicas do Distrito Federal, Brasil, em cenário pandémico. Foram elaborados e aplicados on-line, a 89 professores e 701 estudantes, dois inquéritos por questionário disponibilizados na plataforma FormsUA da Universidade de Aveiro. As respostas a esses instrumentos foram analisadas com recurso ao software LimeSurvey. Procedeu-se, ainda, a análise de conteúdo de documentos disponíveis em sítios na Internet de órgãos oficiais responsáveis pela gestão da educação brasileira, em nível distrital e nacional. Os resultados mostram que os participantes se debatem com múltiplos constrangimentos, seja em relação a equipamentos e recursos tecnológicos, seja em relação à competência digital. Porém, têm a perceção de que o uso de recursos tecnológicos digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática é uma realidade que se impõe e reconhecem a necessidade de capacitação continuada.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiriapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino remotopt_PT
dc.subjectEnsino remoto de emergênciapt_PT
dc.subjectTecnologia digitalpt_PT
dc.subjectEnsino e aprendizagem de Matemáticapt_PT
dc.titlePerceções de professores e estudantes sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em cenário de pandemia da COVID-19pt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage16pt_PT
degois.publication.lastPage23pt_PT
degois.publication.titleVI ENJIE: Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Livro de atas 4 e 5 de fevereiro de 2022pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.8/7746pt_PT
dc.identifier.doi10.25766/3epr-2g28pt_PT
dc.identifier.esbn978-989-8797-82-7pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
18_25_ria.pdf195.21 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.