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http://hdl.handle.net/10773/36557
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Lapa, Luís | pt_PT |
dc.contributor.author | Cabrita, Isabel | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T14:29:48Z | - |
dc.date.available | 2023-03-13T14:29:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/36557 | - |
dc.description.abstract | Danos à aprendizagem da Matemática, nomeadamente para alunos da educação básica e em situação de vulnerabilidade económica, são evidenciados em estudos que procuram medir os efeitos da interrupção do funcionamento das escolas. A pandemia associada à COVID-19 levou ao encerramento de escolas em todo o mundo. No Distrito Federal, Brasil, a suspensão das aulas significou 686 escolas públicas de portas fechadas e cerca de 500.000 alunos sem atividades presenciais. Como alternativa possível dentro dos limites que o distanciamento físico e a utilização das tecnologias poderiam permitir, a Secretaria de Educação implementou uma estrutura pedagógica de ensino remoto de emergência. No entanto, não se conhecem estudos que permitam definir em que medida o apoio remoto mediado por tecnologias digitais, em cenário excecional pandémico, contribui para a aprendizagem de Matemática. Neste contexto, a investigação surge no âmbito de um Doutoramento em Multimédia em Educação, tem opção metodológica mista, maioritariamente qualitativa, alicerçada no paradigma interpretativo, materializada num estudo de caso e tem como participantes professores e estudantes. Este artigo busca perceber os recursos tecnológicos digitais que estiveram à disposição dos professores de Matemática e estudantes de ensino fundamental, anos finais, de escolas públicas do Distrito Federal, Brasil, em cenário pandémico. Foram elaborados e aplicados on-line, a 89 professores e 701 estudantes, dois inquéritos por questionário disponibilizados na plataforma FormsUA da Universidade de Aveiro. As respostas a esses instrumentos foram analisadas com recurso ao software LimeSurvey. Procedeu-se, ainda, a análise de conteúdo de documentos disponíveis em sítios na Internet de órgãos oficiais responsáveis pela gestão da educação brasileira, em nível distrital e nacional. Os resultados mostram que os participantes se debatem com múltiplos constrangimentos, seja em relação a equipamentos e recursos tecnológicos, seja em relação à competência digital. Porém, têm a perceção de que o uso de recursos tecnológicos digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática é uma realidade que se impõe e reconhecem a necessidade de capacitação continuada. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino remoto | pt_PT |
dc.subject | Ensino remoto de emergência | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_PT |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de Matemática | pt_PT |
dc.title | Perceções de professores e estudantes sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em cenário de pandemia da COVID-19 | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 16 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 23 | pt_PT |
degois.publication.title | VI ENJIE: Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Livro de atas 4 e 5 de fevereiro de 2022 | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.8/7746 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.25766/3epr-2g28 | pt_PT |
dc.identifier.esbn | 978-989-8797-82-7 | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
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