DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Os globos virtuais no ensino da geografia: a noção de espaço em alunos do 3º ciclo do ensino básico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3541

title: Os globos virtuais no ensino da geografia: a noção de espaço em alunos do 3º ciclo do ensino básico
authors: Oliveira, Maria Cristina de Sá Raposo Moura de
advisors: Bettencourt, Teresa
keywords: Ensino multimédia
Ensino da geografia - Ensino básico 3º ciclo
Sistemas de informação geográfica
Tecnologia da informação
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A presente dissertação resulta da preocupação que temos enquanto docente do Ensino Básico da disciplina de Geografia, esperando vir a dar um contributo para a melhoria do ensino da disciplina e da aprendizagem dos alunos. A finalidade da presente investigação é contribuir para o desenvolvimento da noção de espaço em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Um dos objectivos deste estudo foi compreender as possibilidades que os SIG oferecem na produção de material didáctico para o ensino da Geografia e outro foi o de identificar as dificuldades sentidas pelos alunos. Desta forma foram delineadas um conjunto de estratégias, apoiadas em material didáctico elaborado com recurso ao Google Earth, onde se pretendeu desenvolver a capacidade de identificação do aluno com o espaço. Pretendeu-se também reflectir sobre o grau de motivação dos alunos e sobre as dificuldades por eles sentidas ao longo do desenvolvimento do estudo. Nesta investigação procurou-se ainda analisar as condições que as escolas possuem para o desenvolvimento de um projecto baseado na utilização das TIC. Pretende-se assim propor um conjunto de medidas que permitam uma melhoria na formação dos alunos baseada na utilização das TIC e do Google Earth. O estudo apontou ainda algumas indicações no que se refere à utilização do Google Earth no ensino da Geografia.

The present dissertation is a result of the concerns we have as teachers of Geography at Comprehensive School wishing to make a contribution to the improvement in the teaching of the subject as well as the learning of the pupils. The aim of the present research is to contribute to the development of the notion of space in pupils of the Third Cycle at Comprehensive School. One of the objectives of the study was to grasp the possibilities that the GIS have to offer for the production of didactic material for the teaching of Geography. Another was to identify the difficulties experienced by the pupils. Thus, a set of strategies was outlined supported by the didactic material that had been elaborated by using Google Earth. Here the intention was to develop the capability of the pupils to arrive at a proper understanding of space. Besides, it was intended to reflect upon the level of motivation as well as the difficulties experienced by them over the course of the realisation of the study. Moreover, the research was aimed at analysing the conditions that schools offer for the execution of a project based on the use of TIC. Thus, the intention is to propose a set of means that allow for an improvement of the education of the pupils based on the use of TIC and Google Earth. Furthermore, the study delivers some suggestions for the use of Google Earth in the teaching of Geography.
description: Mestrado em Gestão Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/3541
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
4218.pdf2.73 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2