Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/3541
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBettencourt, Teresapor
dc.contributor.authorOliveira, Maria Cristina de Sá Raposo Moura depor
dc.date.accessioned2011-05-30T16:32:40Z-
dc.date.available2011-05-30T16:32:40Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3541-
dc.descriptionMestrado em Gestão Curricularpor
dc.description.abstractA presente dissertação resulta da preocupação que temos enquanto docente do Ensino Básico da disciplina de Geografia, esperando vir a dar um contributo para a melhoria do ensino da disciplina e da aprendizagem dos alunos. A finalidade da presente investigação é contribuir para o desenvolvimento da noção de espaço em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Um dos objectivos deste estudo foi compreender as possibilidades que os SIG oferecem na produção de material didáctico para o ensino da Geografia e outro foi o de identificar as dificuldades sentidas pelos alunos. Desta forma foram delineadas um conjunto de estratégias, apoiadas em material didáctico elaborado com recurso ao Google Earth, onde se pretendeu desenvolver a capacidade de identificação do aluno com o espaço. Pretendeu-se também reflectir sobre o grau de motivação dos alunos e sobre as dificuldades por eles sentidas ao longo do desenvolvimento do estudo. Nesta investigação procurou-se ainda analisar as condições que as escolas possuem para o desenvolvimento de um projecto baseado na utilização das TIC. Pretende-se assim propor um conjunto de medidas que permitam uma melhoria na formação dos alunos baseada na utilização das TIC e do Google Earth. O estudo apontou ainda algumas indicações no que se refere à utilização do Google Earth no ensino da Geografia.por
dc.description.abstractThe present dissertation is a result of the concerns we have as teachers of Geography at Comprehensive School wishing to make a contribution to the improvement in the teaching of the subject as well as the learning of the pupils. The aim of the present research is to contribute to the development of the notion of space in pupils of the Third Cycle at Comprehensive School. One of the objectives of the study was to grasp the possibilities that the GIS have to offer for the production of didactic material for the teaching of Geography. Another was to identify the difficulties experienced by the pupils. Thus, a set of strategies was outlined supported by the didactic material that had been elaborated by using Google Earth. Here the intention was to develop the capability of the pupils to arrive at a proper understanding of space. Besides, it was intended to reflect upon the level of motivation as well as the difficulties experienced by them over the course of the realisation of the study. Moreover, the research was aimed at analysing the conditions that schools offer for the execution of a project based on the use of TIC. Thus, the intention is to propose a set of means that allow for an improvement of the education of the pupils based on the use of TIC and Google Earth. Furthermore, the study delivers some suggestions for the use of Google Earth in the teaching of Geography.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino multimédiapor
dc.subjectEnsino da geografia - Ensino básico 3º ciclopor
dc.subjectSistemas de informação geográficapor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.titleOs globos virtuais no ensino da geografia: a noção de espaço em alunos do 3º ciclo do ensino básicopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelmestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
4218.pdf2.73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.