Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35390
Title: A canção: uma proposta pedagógica no ensino: aprendizagem do violoncelo
Other Titles: The song: a pedagogical proposal in cello teaching-learning
Author: Castilho, Filipa Maria
Foletto, Clarissa
Keywords: Violoncelo
Canção popular
Canção tradicional
Aprendizagem instrumental
Acompanhamento parental
Issue Date: 2022
Publisher: IPCB
Abstract: No sentido de um ensino ajustado às fnalidades e às metas preconizadas para o Ensino Básico torna-se fundamental uma seleção apropriada dos recursos didáticos a utilizar. Assim, pensou-se utilizar a canção como ferramenta pedagógica, tal como sugerido por vários pedagogos, tais como Willems, Kodály ou Suzuki, para a aprendizagem e desenvolvimento de competências musicais e técnicas do violoncelo, buscando assim uma maior motivação e interesse do aluno. A investigação foi elaborada em duas partes, onde na primeira foi realizada uma pesquisa documental, preparatória ao estudo empírico com o intuito de elaborar um compêndio de canções tradicionais e/ou populares infantis portuguesas adaptadas ao violoncelo e na segunda secção foi desenvolvida uma investigação-ação com o objetivo de compreender a utilização dessas canções como ferramenta didático-pedagógica para o desenvolvimento de competências, bem como as suas implicações no envolvimento parental no acompanhamento do estudo dos seus educandos. Os resultados mostraram que efetivamente as canções selecionadas foram facilitadoras do desenvolvimento de competências técnicas principalmente dos padrões de dedos e aspetos musicais, tais como os resultados demonstraram que os alunos que tiveram maior acompanhamento por parte dos pais/encarregados de educação obtiveram melhores resultados. como: afinação, audição e ritmo. Além disso, os resultados demonstraram que os alunos que tiveram maior acompanhamento por parte dos pais/encarregados de educação obtiveram melhores resultados.
In the sense of a teaching adjusted to the purposes and goals recommended for Basic Education, an appropriate selection of didactic resources to be used becomes fundamental. Thus, it was thought to use the song as a pedagogical tool, as suggested by several pedagogues, such as Willems, Kodály or Suzuki, for the learning and development of musical and technical skills of the cello, thus seeking a greater motivation and interest of the student. The research was elaborated in two parts, where in the frst one a documentary research was carried out, preparatory to the empirical study in order to elaborate a compendium of traditional and/or popular Portuguese children's songs adapted to the cello and in the second section an action investigation was developed with the objective of understanding the use of these songs as a didactic-pedagogical tool for the development of skills, and its implications for parental involvement in monitoring the study of its learners. The results showed that efectively the selected songs were facilitating the development of technical skills mainly of finger patterns and musical aspects, such as: tuning, listening and rhythm. In addition, the results showed that students who had more follow-up by parents/guardians had better results.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/35390
ISBN: 978-989-53300-6-5
Publisher Version: http://hdl.handle.net/10400.11/8042
Appears in Collections:INETmd - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A canção_uma proposta podagogica.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.