Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34605
Title: Conceções de estudantes futuros/as professores/as do 1.º CEB sobre mecânica
Author: Vaz, Dulce
Rodrigues, Ana
Teixeira, Filomena
Keywords: Formação inicial de professores do 1.º CEB
Educação em ciências
Conceções sobre mecânica
Issue Date: 2021
Abstract: Devido a percursos de formação geral diversificados, os/as estudantes futuros/as professores/as do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentam diferentes níveis de literacia científica, e necessidades específicas de (re)construção de conhecimento de conteúdo disciplinar, passível de influenciar aprendizagens futuras sobre mecânica. Nesse sentido o estudo que se apresenta de cariz interpretativo-qualitativo visa a identificação de conceções sobre conceitos e fenómenos físicos de Mecânica (ex. Forças e Movimento, Equilíbrio e Máquinas Simples), em estudantes futuros/as professores/as do 1.º CEB. Assim desenvolveu-se e validou-se um questionário sobre conceções de mecânica que, posteriormente, foi respondido por 49 estudantes. Efetuou-se uma análise de conteúdo às respostas abertas e uma análise descritiva quantitativa às perguntas fechadas. Os resultados obtidos revelam que os e as estudantes, futuros/as professores/as do 1.º CEB, têm dificuldade em explicar fenómenos do quotidiano de um ponto de vista científico e ainda possuem conceções não cientificamente aceites sobre o mundo físico e natural. Estes resultados apontam para a necessidade de se repensar a formação inicial de professores/as do 1.º CEB no que respeita ao desenvolvimento de competências para o ensino das ciências, em particular, para o ensino de Mecânica.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34605
ISBN: 978-84-123113-4-1
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Actas-Electronicas-del-XI-Congreso-FINAL_compressed.pdf14.66 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.