Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/34605
Title: | Conceções de estudantes futuros/as professores/as do 1.º CEB sobre mecânica |
Author: | Vaz, Dulce Rodrigues, Ana Teixeira, Filomena |
Keywords: | Formação inicial de professores do 1.º CEB Educação em ciências Conceções sobre mecânica |
Issue Date: | 2021 |
Abstract: | Devido a percursos de formação geral diversificados, os/as estudantes futuros/as professores/as do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentam diferentes níveis de literacia científica, e necessidades específicas de (re)construção de conhecimento de conteúdo disciplinar, passível de influenciar aprendizagens futuras sobre mecânica. Nesse sentido o estudo que se apresenta de cariz interpretativo-qualitativo visa a identificação de conceções sobre conceitos e fenómenos físicos de Mecânica (ex. Forças e Movimento, Equilíbrio e Máquinas Simples), em estudantes futuros/as professores/as do 1.º CEB. Assim desenvolveu-se e validou-se um questionário sobre conceções de mecânica que, posteriormente, foi respondido por 49 estudantes. Efetuou-se uma análise de conteúdo às respostas abertas e uma análise descritiva quantitativa às perguntas fechadas. Os resultados obtidos revelam que os e as estudantes, futuros/as professores/as do 1.º CEB, têm dificuldade em explicar fenómenos do quotidiano de um ponto de vista científico e ainda possuem conceções não cientificamente aceites sobre o mundo físico e natural. Estes resultados apontam para a necessidade de se repensar a formação inicial de professores/as do 1.º CEB no que respeita ao desenvolvimento de competências para o ensino das ciências, em particular, para o ensino de Mecânica. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34605 |
ISBN: | 978-84-123113-4-1 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Actas-Electronicas-del-XI-Congreso-FINAL_compressed.pdf | 14.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.