Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/34541
Title: | A educação em português em contextos multiculturais: um estudo a partir de relatórios de estágio |
Other Titles: | Portuguese education in multicultural contexts: a study based on teachers’ training reports La educación en portugués en Contextos Multiculturales: un estudio a partir de informes de prácticas |
Author: | Ançã, Maria Helena |
Keywords: | Educação em português Imigração Diversidade linguística e cultural Relatórios de estágio |
Issue Date: | 21-Jun-2021 |
Publisher: | PUCRS - Escola de Humanidades |
Abstract: | A sociedade portuguesa, como as outras sociedades europeias, foi-se
tornando multicultural, fenómeno que se estendeu à escola. Neste âmbito, e partindo
de contextos escolares plurais, pretendemos analisar como sete estudantes de um
mestrado em ensino, da Universidade A, desenvolveram o seu estudo empírico em
escolas do ensino básico (EB), onde realizaram o estágio pedagógico: temáticas,
opções metodológicas e contributos para a educação em português, configurando-se
o produto final deste trabalho como o relatório de estágio, ou relatório de mestrado.
Os resultados apontam para temáticas mais próximas da diversidade linguística e
cultural e menos para a reflexão sobre o português; as opções metodológicas são
de natureza qualitativa, por se tratar de investigações educativas em línguas; por
fim, os estudos destacam a importância atribuída ao fator língua pelos alunos do
EB, ou seja, as suas perceções sobre as línguas (língua conhecida/desconhecida,
próxima/distante) que os aproximam ou afastam dos alunos estrangeiros. Portuguese society, like other European societies, became multicultural, a phenomenon that extended to School. Thus, and starting from plural school contexts, we intended to analyze how seven students from a Masters in Teaching at the University A developed their empirical study in Basic School (BS) where they carried out a Pedagogical Internship: thematics, methodological options and contributions to Portuguese Education. The final product of this work is configured as the Teachers’ Training Reports or Master’s Report. The results point to themes closer to linguistic and cultural diversity and less to the reflection on Portuguese; the methodological options are qualitative; finally, the study emphasizes the importance attributed to the language factor by the BS’s pupils, that is, their perceptions about languages (known/ unknown language, near / distant language) tend to approach or alienate foreign pupils. La sociedad portuguesa, al igual que otras sociedades europeas, fue convirtiéndose en una sociedad multicultural, un fenómeno que se ha extendido a la Escuela. En este este ámbito, y partiendo de contextos escolares plurales, nos proponemos analizar cómo siete estudiantes del grado de Maestría en Educación de la Universidad A desarrollaron sus estudios empíricos en las Escuelas de Enseñanza Básica (EB) donde realizaron sus Prácticas Pedagógicas: temas, opciones metodológicas, contribuciones a la Educación en Portugués. El producto final de este trabajo se configura en Informes de Práctica o Tesis de Maestría. Los resultados apuntan a temas sobre la diversidad lingüística y cultural y menos sobre la reflexión sobre la lengua portuguesa; las opciones metodológicas son de naturaleza cualitativa; los estudios destacan la importancia atribuida el factor lengua por los alumnos de la EB, es decir, sus percepciones sobre las lenguas (lengua conocida/desconocida, próxima/lejana) son determinantes para la aproximación a alumnos extranjeros o para su distanciamiento. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34541 |
DOI: | 10.15448/1981-2582.2021.1.32812 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
32812-Texto do artigo-178694-2-10-20210621.pdf | 428.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.