Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34541
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAnçã, Maria Helenapt_PT
dc.date.accessioned2022-09-06T17:41:57Z-
dc.date.available2022-09-06T17:41:57Z-
dc.date.issued2021-06-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34541-
dc.description.abstractA sociedade portuguesa, como as outras sociedades europeias, foi-se tornando multicultural, fenómeno que se estendeu à escola. Neste âmbito, e partindo de contextos escolares plurais, pretendemos analisar como sete estudantes de um mestrado em ensino, da Universidade A, desenvolveram o seu estudo empírico em escolas do ensino básico (EB), onde realizaram o estágio pedagógico: temáticas, opções metodológicas e contributos para a educação em português, configurando-se o produto final deste trabalho como o relatório de estágio, ou relatório de mestrado. Os resultados apontam para temáticas mais próximas da diversidade linguística e cultural e menos para a reflexão sobre o português; as opções metodológicas são de natureza qualitativa, por se tratar de investigações educativas em línguas; por fim, os estudos destacam a importância atribuída ao fator língua pelos alunos do EB, ou seja, as suas perceções sobre as línguas (língua conhecida/desconhecida, próxima/distante) que os aproximam ou afastam dos alunos estrangeiros.pt_PT
dc.description.abstractPortuguese society, like other European societies, became multicultural, a phenomenon that extended to School. Thus, and starting from plural school contexts, we intended to analyze how seven students from a Masters in Teaching at the University A developed their empirical study in Basic School (BS) where they carried out a Pedagogical Internship: thematics, methodological options and contributions to Portuguese Education. The final product of this work is configured as the Teachers’ Training Reports or Master’s Report. The results point to themes closer to linguistic and cultural diversity and less to the reflection on Portuguese; the methodological options are qualitative; finally, the study emphasizes the importance attributed to the language factor by the BS’s pupils, that is, their perceptions about languages (known/ unknown language, near / distant language) tend to approach or alienate foreign pupils.pt_PT
dc.description.abstractLa sociedad portuguesa, al igual que otras sociedades europeas, fue convirtiéndose en una sociedad multicultural, un fenómeno que se ha extendido a la Escuela. En este este ámbito, y partiendo de contextos escolares plurales, nos proponemos analizar cómo siete estudiantes del grado de Maestría en Educación de la Universidad A desarrollaron sus estudios empíricos en las Escuelas de Enseñanza Básica (EB) donde realizaron sus Prácticas Pedagógicas: temas, opciones metodológicas, contribuciones a la Educación en Portugués. El producto final de este trabajo se configura en Informes de Práctica o Tesis de Maestría. Los resultados apuntan a temas sobre la diversidad lingüística y cultural y menos sobre la reflexión sobre la lengua portuguesa; las opciones metodológicas son de naturaleza cualitativa; los estudios destacan la importancia atribuida el factor lengua por los alumnos de la EB, es decir, sus percepciones sobre las lenguas (lengua conocida/desconocida, próxima/lejana) son determinantes para la aproximación a alumnos extranjeros o para su distanciamiento.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherPUCRS - Escola de Humanidadespt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação em portuguêspt_PT
dc.subjectImigraçãopt_PT
dc.subjectDiversidade linguística e culturalpt_PT
dc.subjectRelatórios de estágiopt_PT
dc.titleA educação em português em contextos multiculturais: um estudo a partir de relatórios de estágiopt_PT
dc.title.alternativePortuguese education in multicultural contexts: a study based on teachers’ training reportspt_PT
dc.title.alternativeLa educación en portugués en Contextos Multiculturales: un estudio a partir de informes de prácticaspt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.titleEducaçãopt_PT
degois.publication.volume44pt_PT
dc.identifier.doi10.15448/1981-2582.2021.1.32812pt_PT
dc.identifier.essn1981-2582pt_PT
dc.identifier.articlenumbere32812pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
32812-Texto do artigo-178694-2-10-20210621.pdf428.05 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.