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http://hdl.handle.net/10773/34174
Title: | O digital na investigação qualitativa em educação |
Author: | Moreira, António Costa, António Pedro Silva, Katia Alexandra de Godoi Bryda, Grzegorz |
Keywords: | Investigação qualitativa Digital Investigação em educação |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade Aberta |
Abstract: | A investigação qualitativa tem vindo lentamente a mudar e a influenciar vários domínios de conhecimento e ação humana, não só
por questões de “escola de pensamento”, mas também, e por maioria de razão, por o digital ter vindo a favorecer a eliminação de
dimensões de dificuldade e tempo despendido no tratamento de dados, que cada vez mais tornam esta abordagem essencial a áreas
que, até há pouco tempo, a desvalorizavam. A convergência digital encetada nos anos noventa, com o advento da democratização
da internet, propiciou um boom de ligações de redes e recursos que rápida e exponencialmente se afirmaram, atribuindo ao digital
uma tripla função: de meio de exploração de dados; de objeto aberto de estudo; e de partilha ubíqua de procedimentos e resultados.
Os pacotes de software disponíveis favorecem a adoção de estratégias e processos impensáveis há pouco mais de vinte anos. Neste
sentido, o investigador não deve descartar-se da sua responsabilidade, desenvolvendo competências éticas na utilização de ferramentas
de apoio à análise de dados. No mundo da investigação qualitativa em educação e em presença de realidades cada vez mais voláteis,
o digital é de primordial importância na interpretação atempada dos dados, se se pretende compreender para atuar. É assim finalidade
última do presente capítulo, fazer uma história breve dos softwares de apoio à análise qualitativa de dados e sua evolução e implicações
na investigação em educação. O presente texto aborda tanto os impactos da tecnologia – novas formas de registo e recolha de dados
–, como novas formas de realizar a análise, sendo que a maioria dos investigadores reconhece que, na esmagadora maioria dos casos,
a utilização de tecnologia geralmente influencia ambos. Qualitative research has been slowly changing and influencing several domains of knowledge and human action. This is due, not only for reasons of “school of thought”, but also because the digital has been facilitating data processing, namely time needed. This issue makes this qualitative approach essential to areas that, until recently, devalued it. The digital convergence started in the nineties, with the advent of the democratization of the internet, provided a boom in network connections and resources that quickly and exponentially asserted themselves, giving digital a triple function: as a means of data exploration; of an open object of study; and ubiquitous sharing of procedures and results. The available software packages favor the adoption of unthinkable strategies, and processes, a little over twenty years ago. In this sense, the researcher should not discard his responsibility, developing ethical skills in the use of tools to support data analysis. In the world of qualitative research in education and in the presence of increasingly volatile realities, the digital is of paramount importance in the timely interpretation of data, if one intends to understand to act. It is therefore the ultimate purpose of this chapter: to make a brief history of software that supports qualitative data analysis and its evolution and implications for education research. This text addresses both the impacts of technology – new ways of recording and collecting data – and new ways of carrying out the analysis. Most researchers recognizing that the use of technology generally influences both. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34174 |
DOI: | 10.34627/uab.edel.15 |
ISBN: | 978-972-674-904-2 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
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