Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/32973
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Foletto, Clarissa | pt_PT |
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Filipa Neves | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-01-20T09:04:55Z | - |
dc.date.available | 2022-01-20T09:04:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/32973 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A Parte A diz respeito ao projeto educativo sobre a temática «O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano». A investigação pretende ir ao encontro de uma certa lacuna ou subvalorização da componente emocional no ensinoaprendizagem de piano. Na investigação-ação foi utilizado um conjunto de estratégias pedagógicas centradas no aluno e nas suas necessidades específicas, tendo em vista o seu maior envolvimento emocional com os conteúdos programáticos e a sua melhor compreensão dos aspetos emocionais na aprendizagem e prática de piano. A investigação apresenta resultados positivos para uma aprendizagem de música instrumental mais afetiva e significativa. A Parte B refere-se ao relatório final da Prática de Ensino Supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present work is divided into two parts. Part A concerns the educational project on "Emotional engagement as a factor of motivation and piano learning". The research aims to address a certain gap or undervaluation of the emotional component in piano teaching practice. During the action research, a number of pedagogical strategies centered on the students and their specific needs were used to improve their emotional engagement with the piano repertoire and increase their understanding of the emotional aspects of learning and practicing the piano. The study showed positive results for more affective and meaningful learning of instrumental music. Part B refers to the final report of the Supervised Teaching Practice under the Master in Music Teaching. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino de piano | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem de piano | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento emocional | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Estratégias pedagógicas | pt_PT |
dc.title | O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.description.master | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Ana_Ferreira.pdf | 16.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.