Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFoletto, Clarissapt_PT
dc.contributor.authorFerreira, Ana Filipa Nevespt_PT
dc.date.accessioned2022-01-20T09:04:55Z-
dc.date.available2022-01-20T09:04:55Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/32973-
dc.description.abstractO presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A Parte A diz respeito ao projeto educativo sobre a temática «O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano». A investigação pretende ir ao encontro de uma certa lacuna ou subvalorização da componente emocional no ensinoaprendizagem de piano. Na investigação-ação foi utilizado um conjunto de estratégias pedagógicas centradas no aluno e nas suas necessidades específicas, tendo em vista o seu maior envolvimento emocional com os conteúdos programáticos e a sua melhor compreensão dos aspetos emocionais na aprendizagem e prática de piano. A investigação apresenta resultados positivos para uma aprendizagem de música instrumental mais afetiva e significativa. A Parte B refere-se ao relatório final da Prática de Ensino Supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música.pt_PT
dc.description.abstractThe present work is divided into two parts. Part A concerns the educational project on "Emotional engagement as a factor of motivation and piano learning". The research aims to address a certain gap or undervaluation of the emotional component in piano teaching practice. During the action research, a number of pedagogical strategies centered on the students and their specific needs were used to improve their emotional engagement with the piano repertoire and increase their understanding of the emotional aspects of learning and practicing the piano. The study showed positive results for more affective and meaningful learning of instrumental music. Part B refers to the final report of the Supervised Teaching Practice under the Master in Music Teaching.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino de pianopt_PT
dc.subjectAprendizagem de pianopt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectEnvolvimento emocionalpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_PT
dc.titleO envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de pianopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Ensino de Músicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Ferreira.pdf16.14 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.