Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31671
Title: As narrativas visuais na Educação: uma revisão sistemática de literatura
Author: Mota, Marina
Sá, Cristina Manuela
Guerra, Cecília
Keywords: Narrativas Visuais
Educação
Revisão Sistemática de Literatura
Issue Date: 2020
Publisher: Ludomedia
Abstract: Este estudo faz uma revisão sistemática de literatura sobre as narrativas visuais no contexto educacional. Foram pesquisados artigos publicados em jornais científicos, no idioma inglês, no período entre 1999 e 2020, disponíveis nas bases de dados Scopus e Web of Science. O objetivo do estudo foi perceber como a comunidade científica tem trabalhado sobre essa temática, nomeadamente quanto às potencialidades da utilização desses recursos na educação. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 19 artigos em ambas as bases de dados. Todos os artigos deveriam ter como foco o estudo das narrativas visuais para promover aprendizagem. Os resultados mostram que as narrativas visuais têTm o potencial de explicar conceitos complexos e manter os estudantes interessados no processo de aprendizagem. Para além disso, ressalta-se a importância de perceber por completo o contexto de aplicação desses recursos para que se tenha sucesso quanto ao planejamento das ações relativas à didática e a verificação do seu impacto educacional.
This study makes a systematic literature review on visual narratives in the educational context. The search focused on articles published in scientific journals, in the English language, between 1999 and 2020, available in the Scopus and Web of Science databases. The objective of the study was to understand how the scientific community has been working on this theme, regarding the potential of using these resources in education. After applying the inclusion and exclusion criteria, 19 articles were selected from both databases. All articles should focus on the study of visual narratives to promote learning. The results show that visual narratives have the potential to explain complex concepts and keep students interested in the learning process. In addition, the importance of fully understanding the context of the application of these resources is emphasized in order to be successful in planning actions related to didactics and the verification of their educational impact.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31671
DOI: 10.36367/ntqr.2.2020.415-427
ISBN: 978-989-54759-1-9
Publisher Version: https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/107
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
107-Texto Artigo-203-1-10-20200707.pdf400.89 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.