Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/31232
Title: | Conceções e práticas de avaliação da escrita: formação em São Tomé e Príncipe |
Author: | Gorgulho, Ana Rita Costa, Nilza Santos, Leonor |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem Escrita São Tomé e Príncipe Avaliação contínua |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Fundação Carlos Chagas |
Abstract: | Neste artigo analisam-se conceções e práticas relatadas de 19 professores de Língua Portuguesa em São Tomé e Príncipe, como ponto de partida de uma oficina de formação. Numa abordagem qualitativa, privilegiou-se a análise de conteúdo dos dados de diversas fontes (questionário, reflexões em diário de bordo e registos da investigadora). Os principais resultados revelam que o ensino e a avaliação da produção escrita não estão totalmente ausentes das práticas destes professores, mas esta é ocasional e frequentemente não programada, resultando em constrangimentos. Crendo que lacunas de formação dos professores sobre avaliação têm influência nas conceções e práticas, defende-se que a formação contínua, partindo das necessidades dos professores, contribuirá para o seu desenvolvimento profissional. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31232 |
DOI: | 10.18222/eae.v31i77.7667 |
ISSN: | 0103-6831 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_Gorgulho, Costa & Santos_ Est.Avaliação Educacional.pdf | Gorgulho, Costa & Santos (2020) | 510.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.