Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31232
Title: Conceções e práticas de avaliação da escrita: formação em São Tomé e Príncipe
Author: Gorgulho, Ana Rita
Costa, Nilza
Santos, Leonor
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Escrita
São Tomé e Príncipe
Avaliação contínua
Issue Date: 2020
Publisher: Fundação Carlos Chagas
Abstract: Neste artigo analisam-se conceções e práticas relatadas de 19 professores de Língua Portuguesa em São Tomé e Príncipe, como ponto de partida de uma oficina de formação. Numa abordagem qualitativa, privilegiou-se a análise de conteúdo dos dados de diversas fontes (questionário, reflexões em diário de bordo e registos da investigadora). Os principais resultados revelam que o ensino e a avaliação da produção escrita não estão totalmente ausentes das práticas destes professores, mas esta é ocasional e frequentemente não programada, resultando em constrangimentos. Crendo que lacunas de formação dos professores sobre avaliação têm influência nas conceções e práticas, defende-se que a formação contínua, partindo das necessidades dos professores, contribuirá para o seu desenvolvimento profissional.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31232
DOI: 10.18222/eae.v31i77.7667
ISSN: 0103-6831
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_Gorgulho, Costa & Santos_ Est.Avaliação Educacional.pdfGorgulho, Costa & Santos (2020)510.56 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.