Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29817
Title: Educação para a cidadania global em aula de língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico
Author: Mourão, Carla Madalena Lebre
Advisor: Lourenço, Mónica Sofia Marques
Andrade, Isabel
Keywords: Educação para a cidadania global
Aula de língua inglesa
Cidadãos globais
1.º ciclo do ensino básico
Defense Date: 7-Oct-2019
Abstract: O progresso envolto nas suas constantes mudanças presenteia-nos com múltiplos desafios. É nos ensinamentos transmitidos desde tenra idade, que ambicionamos obter respostas que nos conduzam à melhor forma de assegurar um mundo mais justo, pacífico, tolerante, seguro e sustentável. Utilizando o Inglês, língua global, através da exploração de várias temáticas relacionadas com problemas ”glocais”, procurámos trabalhar rumo à promoção de conhecimentos, capacidades e atitudes de um grupo de crianças do 1.º ciclo do ensino básico. Neste sentido, concebemos e implementámos um projeto de intervenção didática, que teve a duração de quatro sessões e que decorreu numa escola do distrito de Aveiro com crianças do 3.º ano de escolaridade. O estudo realizado, ancorado no paradigma qualitativo, foi um estudo de caso do tipo investigação-ação, tendo sido recolhidos dados através da observação direta e participante, da vídeo gravação, das fichas de autoavaliação preenchidas pelas crianças em cada sessão, e de entrevistas em focus group com algumas das crianças participantes no estudo. A análise de conteúdo dos dados permitiu concluir que o projeto, orientado para uma vertente de educação para a cidadania global, teve efeitos mais significativos no desenvolvimento e aprofundamento dos conhecimentos dos alunos sobre questões globais, tais como desigualdades sociais, assim como permitiu a identificação e compreensão das semelhanças e diferenças entre o Eu, o Outro e o Mundo, promovendo e realçando a importância do efeito das ações individuais nos Outros. O estudo permitiu ainda verificar que as aulas de língua inglesa se constituem como um espaço adequado para promover uma abertura e aproximação a várias culturas e tradições, para um melhor conhecimento do Outro. Em suma, o estudo de caso que o presente documento relata, proporcionou momentos de questionamento, reflexão e curiosidade, imprescindíveis para o exercício de uma cidadania ativa.
Progress wrapped in its constant changes presents us with multiple challenges. It is in teachings handed down from an early age that we seek answers that will lead us to the best way to ensure a more just, peaceful, tolerant, secure and sustainable world. Using the English, global language, through the exploration of several themes related to "glocal" problems, we have tried to work towards the promotion of knowledge, skills and attitudes of a group of children of the 1st CEB students. In this sense, we conceived and implemented a didactic intervention project, which lasted four sessions and took place in a school in the district of Aveiro with children of the 3rd year of schooling. The study, anchored in the qualitative paradigm, was a case-study of the action-research orientation, and data were collected through direct and participant observation, video recording, self-report forms completed by the children in each session, and interviews in focus group with some of the children participating in the study. The content analysis of the data allowed us to conclude that the project, oriented towards an education strand for global citizenship, had more significant effects on the development and deepening of students' knowledge on global issues, such as social inequalities, as well as the identification and understanding of the similarities and differences between the Self, the Other, and the World, promoting and emphasizing the importance of the effect of individual actions on Others. The study also allowed us to verify that the English language classes constitute an adequate space to promote an openness and approach to various cultures and traditions, for a better knowledge of the Other. In short, the case study that this document reports, provided moments of questioning, reflection and curiosity, essential for the exercise of an active citizenship.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29817
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Carla_Mourão.pdf4.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.