Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27522
Title: Design para fabrico aditivo: contributos de uma mudança de paradigma construtivo para a prática do designer
Author: Silva, Silvina Luísa Rodrigues Félix da
Advisor: Dias, Luís Nuno Coelho
Clemente, Violeta Catarina Marques
Keywords: Design de produto
Tecnologia de fabrico aditivo (3D printing)
Educação em design
Prática projetual
Defense Date: 9-Jul-2019
Abstract: A evolução da tecnologia aditiva de um sistema de prototipagem rápida para um processo produtivo efetivo promete libertar o design de produto dos constrangimentos impostos pelos processos de fabrico convencionais. Esta mudança de paradigma construtivo levou à consciencialização sobre o potencial dos processos aditivos e desafia os designers a explorar um espaço aberto de infinitas possibilidades através de uma nova linguagem estética e funcional. Face à pertinência atual das tecnologias de fabrico aditivo e às possibilidades que estas têm vindo a auspiciar para o design, a investigação realizada pretendeu explorar as potencialidades únicas do fabrico aditivo no contexto do ensino e aprendizagem do design de produto. A investigação apresentada pretendeu contribuir para o domínio do conhecimento em design para fabrico aditivo, nas vertentes praxiológica, epistemológica e fenomenológica, apontando as potenciais mudanças na abordagem metodológica, no processo cognitivo e nos aspetos funcionais e estéticos dos artefactos desenhados para fabrico aditivo. A partir de uma abordagem exploratória e de largo espectro focada no contexto do ensino superior em design, o estudo concretizou-se pela observação formal e documentada de um projeto de design específico para fabrico aditivo, que constituiu o estudo de caso relatado e analisado. A análise dos resultados permitiu apresentar um conjunto de contributos, considerações e possíveis abordagens relacionadas com o ensino do design para fabrico aditivo a desenvolver no futuro.
The evolution of additive technology from a rapid prototyping system towards an effective production process promises to release product design from the constraints imposed by conventional manufacturing processes. This shift of constructive paradigm led to the awareness of the potential of additive processes and challenges designers to explore infinite possibilities through a modern aesthetic and functional alternative. Due to the current relevance of additive manufacturing technologies and the possibilities they offer, this research aims to explore the unique potentialities of additive manufacturing in the educational context of product design. The present research has as an objective contributing towards the domain of knowledge in the design for additive manufacturing, in its praxiological, epistemological and phenomenological aspects, highlighting the potential changes in the methodological approach, in the cognitive process and in the functional and aesthetic aspects of the products designed for additive manufacturing. From an exploratory and broad-spectrum approach focused on higher education in design, the study was conducted through formal and documented observation of a specific design project to additive manufacturing, which constitutes the reported and analysed case study. The analysis of the results presents a set of contributions, considerations and possible approaches related to teaching design for additive manufacturing, take into account in the future.
URI: http://hdl.handle.net/10773/27522
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf4.82 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.