Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/21106
Título: A língua portuguesa e os meios audiovisuais
Autor: Pereira, Joaquim de Oliveira
Orientador: Torrão, João
Pereira, Paulo
Palavras-chave: Língua portuguesa
Línguas, literaturas e culturas
Meios audiovisuais
Aprendizagem da linguagem
Data de Defesa: 31-Dez-2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: atores educativos, os meios audiovisuais contribuem efetivamente para uma aprendizagem mais eficaz da língua portuguesa e, em consequência, para a promoção do sucesso escolar dos alunos. Comprerende três capítulos: no primeiro, faculta-se uma panorâmica crítica da diversidade de meios audiovisuais e discute-se a sua aplicação didática; no segundo, é problematizada a relação de complementaridade entre os recursos tecnológicos e o processo de ensino-aprendizagem; o terceiro ocupa-se da interpretação dos dados colhidos a partir de um questionário aplicado a professores de Língua Portuguesa do 2º Ciclo e a alunos dos 5º, 6º, 7º 8º e 9º anos. Os professores salientaram que os recursos audiovisuais permitem que as aulas se tornem mais dinâmicas e produtivas. Os alunos, por seu turno, referiram que os recursos audiovisuais contribuem para aumentar a sua concentração, facilitando a aquisição de conhecimentos.
This dissertation seeks to examine whether, according to the perception of teachers and students, audiovisual media effectively contribute to increase efficiency in the process of teaching and learning of the Portuguese language and find out if it actually promotes academic success. It comprises three chapters: the first provides a critical survey of the diversity of audiovisual media and a discussion of their didactic application; the second focuses on the complementary relationship between technological resources and the teachinglearning process; the third pertains to the interpretation of data collected from a questionnaire that has been applied to 2nd cycle teachers of Portuguese Language and 5th, 6th, 7th, 8th and 9th year students. While teachers empahsised that audiovisual aids allowed them to plan more dynamic and productive classes, students mentioned that audiovisual media increased their level of concentration and therefore facilitated knowledge acquisition.
Descrição: Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas
URI: http://hdl.handle.net/10773/21106
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Lingua Portuguesa e os meios audiovisuais.pdf1.99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.