Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18964
Title: Trabalho colaborativo e educação em línguas: levantando ganhos, desejos e expectativas
Author: Andrade, Ana Isabel
Espinha, Ângela
Keywords: colaboração
desenvolvimento profissional
educação em línguas
Issue Date: Dec-2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Analisam-se, neste texto, as representações sobre a importância do trabalho colaborativo construídas pelos participantes, formandos e formadores, de oficinas de formação, que, na área da educação em línguas, trabalharam em conjunto durante um ano lectivo, no quadro do projecto Línguas & Educação: construir e partilhar a formação1. Para tal, analisam-se as respostas a inquéritos por questionário, distribuídos e recolhidos nas sete sessões de trabalho presencial e conjunto, sessões essas decorridas entre Outubro de 2008 e Julho de 2009. Procura-se compreender a evolução das representações sobre o trabalho colaborativo, na sua relação com o desenvolvimento profissional em sentido lato, incluindo a relação com a construção de conhecimento mais específico sobre as questões da educação em línguas. Trata-se de contribuir para a compreensão, a partir da criação de uma “rede de trabalho colaborativo” nesta área específica, de como se podem construir redes mais sustentáveis e mais capazes de facilitarem para o desenvolvimento profissional de diferentes actors educativos, professores das escolas dos Ensinos Básico e Secundário e formadores/investigadores de uma instituição de Ensino Superior. Pretendendo estudar dinâmicas de trabalho colaborativo na área da educação em línguas, este estudo constitui-se como um balanço do percurso colaborativo que se foi construindo, analisando as vozes dos participantes.
URI: http://hdl.handle.net/10773/18964
ISBN: 978-989-96794-6-7
Publisher Version: http://linguaseeducacao.web.ua.pt/docs/new/livro%20final.pdf
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LínguasEducação_4.pdf11.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.