Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18767
Title: | A aplicação de música popular portuguesa no ensino do violoncelo: construção de um corpus de obras de cariz didático |
Author: | Magalhães, Gabriela Dantas de |
Advisor: | Helena Santana |
Keywords: | Violoncelo - Ensino Música portuguesa - Cancioneiros |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O Relatório que agora apresento reflete sobre a introdução e aplicação
de um novo material didático-pedagógico no ensino do Violoncelo
questionando, refletindo e demonstrando, na sua componente prática e
de investigação, que a introdução da Música Popular Portuguesa como
integrante dos programas do Ensino Básico de instrumento é praticável,
motivadora e enriquecedora no processo de ensino e aprendizagem do
instrumento.
A análise feita ao repertório, a nível técnico e performativo, de um
conjunto de peças de Música Popular Portuguesa do “Cancioneiro
Popular Português” de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça
permitiu a construção de um corpus de obras de cariz didático e
pedagógico para violoncelo. Este corpus de obras, original, serviu de
material didático-pedagógico para a aquisição de um conjunto alargado
de competências técnico-performativas e expressivas, bem como de
elemento desencadeador e motivador da prática instrumental. O material
didático-pedagógico resultante é composto por um conjunto de dez
peças para dois violoncelos e piano da autoria de Miguel Samarão.
Quatro dessas peças foram selecionadas e implementadas ao nível da
componente Prática de Ensino.
A estrutura deste trabalho desenvolve-se em duas partes: a primeira é
dedicada ao projeto de investigação, seu enquadramento,
fundamentação teórica, bem como à descrição do processo de criação
do material proposto. A segunda parte incorpora a descrição detalhada
do projeto ao nível da sua implementação, bem como todo o trabalho
desenvolvido na componente Prática de Ensino integrando observações,
planificações, relatórios de aulas, atividades realizadas e participadas, e
corresponde ao Relatório de Estágio.
A análise dos dados obtidos permite afirmar que o conjunto de peças
aplicadas solidificou os conhecimentos relativos a questões técnicoperformativas,
introduzindo ainda elementos relativos a aspetos
musicais que não são comummente utilizados no reportório do ensino
básico de instrumento, neste caso o Violoncelo. Cada peça selecionada
procurou adaptar-se às necessidades individuais dos alunos auxiliando a
preparação do restante reportório estipulado pelo docente da disciplina
com base no Programa de Violoncelo da Escola de Artes da Bairrada.
Com este estudo questiono, defendo e mostro que a aplicação de peças
resultantes da aplicação de Canções Populares Portuguesas no Ensino
Básico do violoncelo é benéfica e aconselhada. The present report reflects on the introduction and implementation of a new teaching-learning material in cello teaching in order to question, reflect and demonstrate, in their component of practice and research, that the introduction of Portuguese folk music as part of basic education programs is feasible, motivating and enriching in respect to the learning process of the instrument. The conducted analysis of repertoire, in a technical and performative level, of a group of popular music pieces from the “Cancioneiro Popular Português” by Michel Giacometti and Fernando Lopes-Graça allowed for the elaboration of a corpus of didactic and pedagogical works for violoncello. This corpus of works, original, served as a didacticpedagogic material for the acquisition of a wide range of technical, performative and expressive skills, as well as a trigger and motivator element of the instrumental practice. The resulting didactic-pedagogic material consists in a group of ten pieces for two cellos and piano written by Miguel Samarão. Four of these pieces were selected and implemented at the level of teaching practice component. The structure of this work was developed in two parts: the first part is dedicated to the research project, its framework, theoretical references, and the description of the creation process of the proposed material. The second part includes a detailed description of the project in terms of implementation, as well as all the work developed in the Teaching Practice component integrating observations, lesson plans, school reports, performed and participated activities, and corresponds to the Stage Report. The analysis of data showed that the group of applied pieces increased the knowledge solidification concerning technical-performative questions, and introduced musical related aspects not commonly used in the repertoire of basic teaching instrument, in this case the Cello. Each selected piece was adapted to the individual needs of the students assisting the preparation of the remaining repertoire stipulated by the instrument teacher based on the Cello Program of the Bairrada Arts School. This study aims to question, to argue and to show that the application of Portuguese Folk Songs pieces in the Basic Cello Education is beneficial and recommended. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18767 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A aplicação de Música Popular Portuguesa no ensino do violoncelo - construção de um corpus de obras de cariz didático.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.