TY: THES T1 - A aplicação de música popular portuguesa no ensino do violoncelo: construção de um corpus de obras de cariz didático A1 - Magalhães, Gabriela Dantas de N2 - O Relatório que agora apresento reflete sobre a introdução e aplicação de um novo material didático-pedagógico no ensino do Violoncelo questionando, refletindo e demonstrando, na sua componente prática e de investigação, que a introdução da Música Popular Portuguesa como integrante dos programas do Ensino Básico de instrumento é praticável, motivadora e enriquecedora no processo de ensino e aprendizagem do instrumento. A análise feita ao repertório, a nível técnico e performativo, de um conjunto de peças de Música Popular Portuguesa do ?Cancioneiro Popular Português? de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça permitiu a construção de um corpus de obras de cariz didático e pedagógico para violoncelo. Este corpus de obras, original, serviu de material didático-pedagógico para a aquisição de um conjunto alargado de competências técnico-performativas e expressivas, bem como de elemento desencadeador e motivador da prática instrumental. O material didático-pedagógico resultante é composto por um conjunto de dez peças para dois violoncelos e piano da autoria de Miguel Samarão. Quatro dessas peças foram selecionadas e implementadas ao nível da componente Prática de Ensino. A estrutura deste trabalho desenvolve-se em duas partes: a primeira é dedicada ao projeto de investigação, seu enquadramento, fundamentação teórica, bem como à descrição do processo de criação do material proposto. A segunda parte incorpora a descrição detalhada do projeto ao nível da sua implementação, bem como todo o trabalho desenvolvido na componente Prática de Ensino integrando observações, planificações, relatórios de aulas, atividades realizadas e participadas, e corresponde ao Relatório de Estágio. A análise dos dados obtidos permite afirmar que o conjunto de peças aplicadas solidificou os conhecimentos relativos a questões técnicoperformativas, introduzindo ainda elementos relativos a aspetos musicais que não são comummente utilizados no reportório do ensino básico de instrumento, neste caso o Violoncelo. Cada peça selecionada procurou adaptar-se às necessidades individuais dos alunos auxiliando a preparação do restante reportório estipulado pelo docente da disciplina com base no Programa de Violoncelo da Escola de Artes da Bairrada. Com este estudo questiono, defendo e mostro que a aplicação de peças resultantes da aplicação de Canções Populares Portuguesas no Ensino Básico do violoncelo é benéfica e aconselhada. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/18767 Y1 - 2016 PB - Universidade de Aveiro