Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17898
Title: O fazer musical dos violonistas-compositores Dyens e Bogdanovic: relações entre performance, composicão, arranjo e improvisação
Author: Corrêa, Marcos Kröning
Advisor: Carvalho, José Paulo Torres Vaz de
Keywords: Interpretação musical
Guitarra - Compositores
Música
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A pesquisa doutoral realizada na Universidade de Aveiro sobre o “fazer musical” dos violonistas-compositores Roland Dyens (1955) e Dusan Bogdanovic (1955) através de estudo exploratório qualitativo observacional participante em masterclasses, recitais e ensembles em Festivais de Violão realizados na Europa, de outubro de 2012 a novembro de 2013, apoiado pelo estudo da totalidade da obra discográfica de Dyens e Bogdanovic entre os anos de 1979 e 2011. A investigação tem como eixo teórico os modos de ‘composição em performance’ desenvolvidos por Finnegan (1989) e as variáveis do “fazer musical” de Elliott (1995) em “performance”, “composição”, “arranjo” e “improvisação” para a análise qualitativa e quantitativa do “fazer musical” dos violonistas-compositores estudados na presente Tese. O percurso metodológico foi desenvolvido em 3 fases: Revisão de Literatura; Estudo Discográfico de Dyens e Bogdanovic e Pesquisa Empírica através de Estudo Observacional não Participante e Participante. Examino como Dyens e Bogdanovic articulam os tipos de “fazer musical” em situações presenciais, comparando-as com suas discografias. A Pesquisa Empirica foi realizada na França, Espanha, Liechtenstein e Sérvia, em 6 Festivais de Violão realizados nas cidades de Belgrado, Colmar, Paris, Sevilha e Vaduz. Dentre as principais contribuições da pesquisa: a) apresentação sistemática e inédita da totalidade das obras gravadas em discos por Dyens e Bogdanovic (perído de 33 anos) revelando as características e evolução do “fazer musical”de ambos; b) discussão e redefinição de modalidades e conceitos de “fazer musical” a partir da Revisão de Literatura, Estudo Discográfico e Pesquisa Empírica ; c) novas obras compostas, arranjadas e apresentadas no período da Pesquisa Empírica enquanto músico-participante em masterclasses com Dyens e Bogadanovic.
Doctoral research conducted at the University of Aveiro about the "music-making" of guitarist-composers Roland Dyens (1955) and Dusan Bogdanovic (1955) through exploratory qualitative observational study participant in masterclasses, recitals and ensembles in Festivals of Guitar held in Europe from October 2012 to October 2013, supported by the study of the entire record of work Dyens and Bogdanovic between the years of 1979 and 2011. The research has as theoretical axis composition modes in performance ' developed by Finnegan (1989) and the variables of "music-making" of Elliott (1995) on "performance", "composition", "arrangement" and "improvisation" for the qualitative and quantitative analysis of the guitarists-composers` music-making studied in this Thesis. The methodological path was developed in 3 phases: Literature Review; Dyens and Bogdanovic Discograph Study and Empirical Research through observational study non-participant and participant. It is examined how Dyens and Bogdanovic articulate the kinds of "music-making" in face-to-face situations, comparing them with their discographies. Empirical Research was carried out in France, Spain, Liechtenstein and Serbia, in 6 Guitar Festivals held in the cities of Belgrade, Colmar, Paris, Seville and Vaduz. One of the main contributions of this research: a) systematic and unprecedented presentation of all the works recorded on discs by Dyens and Bogdanovic (period of 33 years) revealing the characteristics and evolution of the "music-making" of both; b) discussion and redefinition of terms and concepts of "make music" from the Literature Review, Discographic Study and Empirical Research; c) new works composed, arranged and presented in the Empirical Research as a musician-participant in masterclasses with Dyens and Bogdanovic.
Description: Doutoramento em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/17898
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Marcos_Corrêa.pdf8.85 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.