Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/17882
Título: The collaborative process from the performer’s perspective: a case study of non-guitarist composers
Outros títulos: O processo colaborativo na perspectiva do performer: um estudo de caso com compositores não violonistas
Autor: Vieira, Márlou Peruzzolo
Orientador: Carvalho, Helena Paula Marinho Silva de
Palavras-chave: Interpretação musical
Guitarra
Composição musical
Data de Defesa: 2017
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Nesta tese discute-se a interação entre compositor e performer a partir de um processo colaborativo para a criação de obras musicais para violão solo. O objetivo é categorizar e caracterizar os estágios relevantes de um processo colaborativo, demonstrando e discutindo a adaptação das peças comissionadas, bem como analisando o processo criativo. Apesar de o campo de pesquisa (colaboração compositor-performer) já ter sido alvo de atenção recente, esta pesquisa segue por um viés pouco explorado: processos de colaboração entre compositor e performer em que o compositor não toca o instrumento para o qual está escrevendo. Portanto, o foco principal da discussão situa-se na problemática da composição para violão por compositores não violonistas em colaboração com violonistas. A primeira parte desta pesquisa consistiu em um estágio exploratório em que um estudo do processo colaborativo de compositores brasileiros não violonistas – ainda atuantes e com obras para violão publicadas – que foram assessorados por um ou mais violonistas. Os dados obtidos através da análise das entrevistas serviram de guia para a segunda parte desta pesquisa, que consiste em um estudo de caso de base fenomenológica para a criação de três novas obras para violão solo, discorrendo sobre a colaboração entre o autor desta tese e o compositor Samuel Peruzzolo-Vieira.
This thesis discusses the interaction between composer and performer in the context of collaborative processes involving the creation of musical works for solo guitar. The aim is to categorise and characterise the relevant stages of a collaborative process, demonstrating and discussing the adaptation of the commissioned pieces, and analysing the creative results. Although the research field (composer-performer collaboration) has been the subject of recent attention, this research approaches a rarely explored perspective: the collaborative process between composers and performers in which composers do not play the instrument they are composing for. Therefore, the main focus lies in the problematic of composition for guitar by a non-guitarist composer interacting with a guitarist. The first section of this research consisted of an exploratory stage which analysed the collaborative processes of non-guitarist composers from Brazil – active composers with published guitar works – who were advised by one or more guitarists. All data obtained from the analysis of the interviews was used to guide the second part of this research, which addressed a case study based on a phenomenological approach: three new works for guitar were created in order to discuss the collaboration between the author of this thesis and the composer Samuel Peruzzolo-Vieira.
Descrição: Doutoramento em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/17882
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESEMarlouPeruzzoloVieira.pdf24.15 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.