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 Relacionamento com a marca e amor à marca no sector automobilístico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1753

title: Relacionamento com a marca e amor à marca no sector automobilístico
authors: Salgueiro, Maria João Simões
advisors: Loureiro, Sandra
keywords: Gestão de marketing
Estratégia empresarial
Comportamento dos consumidores
Indústria automóvel
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Para fazer face à crescente competitividade no mercado, com inúmeras marcas e produtos diferentes que satisfazem uma mesma necessidade/desejo, os gestores de marca devem unir esforços no sentido de destacar a sua marca das demais. Assim, é importante criar um relacionamento forte com o cliente e satisfazê-lo, de modo a torna-lo leal. Partindo destas ideias, e definindo-se como variáveis o relacionamento com a marca, o amor à marca, a satisfação e a lealdade, realizou-se o presente trabalho, que tem como objectivos principais contribuir para clarificar a relação de ordem causal entre as variáveis relacionamento com a marca, amor à marca, satisfação e lealdade e conhecer qual a importância relativa das variáveis amor à marca e relacionamento com a marca na satisfação e destas na lealdade. Para auxiliar a investigação, e cientes da importância do sector automóvel na indústria, recorremos a três conhecidas marcas automóveis – Renault, Toyota e Ford. Concluiu-se que o relacionamento com a marca e o amor sentido pela mesma tendem a contribuir para a satisfação do consumidor e esta para a sua lealdade. ABSTRACT: To contest the increasing competitiveness in the market, with numerous brands and products that satisfy the same need/desire, the brand managers should work hard to highlight its brand from the others. Thus is important to create a strong relationship with the client and satisfy him, in order to make him loyal. Based on these ideas, and defining variables as brand relationship, brand love, satisfaction, and loyalty, this research project aimed at helping to clarify the relationship of causal order among the variables brand relationship, brand love, satisfaction and loyalty and to know the importance of the variables brand love and brand relationship in satisfaction and those in loyalty. To support the research and aware of the importance of the automobile industry, we used three well-known car brands – Renault, Toyota and Ford. The research was concluded that the brand relationship and brand love tend to contribute to satisfaction and this to loyalty.
description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/1753
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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