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dc.contributor.advisorLoureiro, Sandrapor
dc.contributor.authorSalgueiro, Maria João Simõespor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:46:34Z-
dc.date.available2011-04-19T13:46:34Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1753-
dc.descriptionMestrado em Gestãopor
dc.description.abstractPara fazer face à crescente competitividade no mercado, com inúmeras marcas e produtos diferentes que satisfazem uma mesma necessidade/desejo, os gestores de marca devem unir esforços no sentido de destacar a sua marca das demais. Assim, é importante criar um relacionamento forte com o cliente e satisfazê-lo, de modo a torna-lo leal. Partindo destas ideias, e definindo-se como variáveis o relacionamento com a marca, o amor à marca, a satisfação e a lealdade, realizou-se o presente trabalho, que tem como objectivos principais contribuir para clarificar a relação de ordem causal entre as variáveis relacionamento com a marca, amor à marca, satisfação e lealdade e conhecer qual a importância relativa das variáveis amor à marca e relacionamento com a marca na satisfação e destas na lealdade. Para auxiliar a investigação, e cientes da importância do sector automóvel na indústria, recorremos a três conhecidas marcas automóveis – Renault, Toyota e Ford. Concluiu-se que o relacionamento com a marca e o amor sentido pela mesma tendem a contribuir para a satisfação do consumidor e esta para a sua lealdade. ABSTRACT: To contest the increasing competitiveness in the market, with numerous brands and products that satisfy the same need/desire, the brand managers should work hard to highlight its brand from the others. Thus is important to create a strong relationship with the client and satisfy him, in order to make him loyal. Based on these ideas, and defining variables as brand relationship, brand love, satisfaction, and loyalty, this research project aimed at helping to clarify the relationship of causal order among the variables brand relationship, brand love, satisfaction and loyalty and to know the importance of the variables brand love and brand relationship in satisfaction and those in loyalty. To support the research and aware of the importance of the automobile industry, we used three well-known car brands – Renault, Toyota and Ford. The research was concluded that the brand relationship and brand love tend to contribute to satisfaction and this to loyalty.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000233163por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão de marketingpor
dc.subjectEstratégia empresarialpor
dc.subjectComportamento dos consumidorespor
dc.subjectIndústria automóvelpor
dc.titleRelacionamento com a marca e amor à marca no sector automobilísticopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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