DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > CiDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores > CiDTFF - Capítulo de livro >
 Aprendizagem da Matemática através da plataforma M@t-educar com sucesso num curso de Engenharia
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/17528

title: Aprendizagem da Matemática através da plataforma M@t-educar com sucesso num curso de Engenharia
authors: Araújo, Isabel
Cabrita, Isabel
keywords: aprendizagem
matemática
ensino superior
plataformas de ensino a distância
issue date: 2016
publisher: CINEP/IPC
abstract: A evolução das tecnologias potenciou profundas mudanças no mundo – desde a maneira de estar, comunicar, pensar e compreender. Assim, atualmente, vive-se numa sociedade global cuja designação tem evoluído de Sociedade da Informação para Sociedade da Informação e Comunicação e que se deseja que se possa constituir numa verdadeira Sociedade do conhecimento (Pérez, 2000). A escola não pode ficar indiferente a esta realidade. Por isso, deve responder às exigências da globalização e preparar os alunos para os desafios da atual sociedade em constante transformação, tirando partido das tecnologias. De facto, principalmente as tecnologias online, permitem gerir, de um modo mais rápido e diversificado, a informação e contribuir para um ensino e uma aprendizagem de qualidade (Junior & Coutinho, 2008). Para estes autores, “a oferta de ambientes virtuais de aprendizagem no mercado é bastante diversificada, tendo desde plataformas simples e gratuitas até aquelas licenciadas ou específicas para determinadas dificuldades educacionais.” (id.: 135). Tais plataformas geraram novos espaços para a construção do conhecimento (Junior & Coutinho, 2009a), sendo uma mais-valia para os processos de ensino e de aprendizagem quando bem aproveitadas. Todavia, perduram algumas dúvidas quanto ao seu real valor na aprendizagem, em particular no ensino superior, sendo pertinente continuar a investigar nesta área. Neste sentido, realizou-se um estudo cujo principal objetivo consistiu em analisar a influência da plataforma M@t-educar com sucesso (pM@t) na aprendizagem da Matemática em alunos de um curso de engenharia. No âmbito deste texto, apresentam-se alguns resultados particulares desse estudo e reflete-se sobre os mesmos.
URI: http://hdl.handle.net/10773/17528
ISBN: : 978-989-98679- 6- 3 (impresso); 978-989-98679-7-0 (ebook)
publisher version/DOI: http://www.cinep.ipc.pt/attachments/article/186/Livro3%20-%20MioloV3para%20internet.pdf
appears in collectionsCiDTFF - Capítulo de livro

files in this item

file description sizeformat
(2016)_apren_mat_plat_mat_ed_suc.pdfbook2.38 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2