Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17394
Title: | Análise do desempenho de rotundas segundo o HCM 2010 |
Author: | Santos, Nuno Manuel da Balinha |
Advisor: | Macedo, Joaquim Miguel Gonçalves |
Keywords: | Tráfego urbano Gestão de tráfego Rotundas - Avaliação |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A construção de interseções giratórias, ou simplesmente rotundas, tem
crescido substancialmente nos últimos anos. Com esta tipologia pretende-se
alcançar maior segurança e fluidez relativamente aos outros tipos de
interseções de nível utilizados.
O objetivo deste trabalho é analisar a capacidade de uma rotunda segundo o
HCM 2010, verificar se o método escolhido será o mais adequado e também
se é viável a sua aplicação em Portugal.
A capacidade de uma rotunda pode ser obtida recorrendo a diferentes
métodos, entre eles os probabilísticos, os estatísticos e os modelos de
simulação. O HCM 2010 é um método probabilístico que tem em conta os
fluxos de veículos na rotunda para fazer a sua avaliação.
Neste trabalho são apresentados os valores de capacidade obtidos não só
através da aplicação do HCM mas também do método do TRL e da FCTUC.
Foi ainda determinado o atraso de referência para os valores de capacidade
obtidos através do HCM e uma estimativa para o atraso geométrico da mesma
rotunda.
Conclui-se que os valores de capacidade revelados pelo HCM e os restantes
métodos são significativamente diferentes o que nos indica que a aplicação do
HCM à realidade portuguesa não deverá ser feita de forma direta e deverá ser
alvo de algum tipo de calibração para que possa ser utilizado como um método
válido. The construction of round intersections, or just roundabouts, has significantly increased over recent years. With this typology it’s intended to achieve greater safety and fluidity compared to other types of level intersections used. This works aims to analyze a roundabout capacity using the HCM 2010, verify if the chosen method is adequate and also if its application to Portugal is viable. A roundabout’s capacity can be estimated using different methods, including probabilistic, statistical and simulation models. HCM 2010 is a probabilistic method that takes into account the flows of vehicles at the roundabout to make an assessment. This work displays the capacity values obtained using not only the HCM but also the TRL and FCTUC methods. The control delay for the capacity values achieved with the HCM and an estimate for the geometric delay on the same roundabout were also ascertained. It is concluded that the capacity values revealed by the HCM and the other methods are significantly different, which indicates that the application of HCM to the Portuguese reality should not be done directly and should be subject to some kind of calibration so that it can be used as a valid method. |
Description: | Mestrado em Engenharia Civil |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17394 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DECivil - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 3.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.