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Title: Análise do desempenho de rotundas segundo o HCM 2010
Author: Santos, Nuno Manuel da Balinha
Advisor: Macedo, Joaquim Miguel Gonçalves
Keywords: Tráfego urbano
Gestão de tráfego
Rotundas - Avaliação
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A construção de interseções giratórias, ou simplesmente rotundas, tem crescido substancialmente nos últimos anos. Com esta tipologia pretende-se alcançar maior segurança e fluidez relativamente aos outros tipos de interseções de nível utilizados. O objetivo deste trabalho é analisar a capacidade de uma rotunda segundo o HCM 2010, verificar se o método escolhido será o mais adequado e também se é viável a sua aplicação em Portugal. A capacidade de uma rotunda pode ser obtida recorrendo a diferentes métodos, entre eles os probabilísticos, os estatísticos e os modelos de simulação. O HCM 2010 é um método probabilístico que tem em conta os fluxos de veículos na rotunda para fazer a sua avaliação. Neste trabalho são apresentados os valores de capacidade obtidos não só através da aplicação do HCM mas também do método do TRL e da FCTUC. Foi ainda determinado o atraso de referência para os valores de capacidade obtidos através do HCM e uma estimativa para o atraso geométrico da mesma rotunda. Conclui-se que os valores de capacidade revelados pelo HCM e os restantes métodos são significativamente diferentes o que nos indica que a aplicação do HCM à realidade portuguesa não deverá ser feita de forma direta e deverá ser alvo de algum tipo de calibração para que possa ser utilizado como um método válido.
The construction of round intersections, or just roundabouts, has significantly increased over recent years. With this typology it’s intended to achieve greater safety and fluidity compared to other types of level intersections used. This works aims to analyze a roundabout capacity using the HCM 2010, verify if the chosen method is adequate and also if its application to Portugal is viable. A roundabout’s capacity can be estimated using different methods, including probabilistic, statistical and simulation models. HCM 2010 is a probabilistic method that takes into account the flows of vehicles at the roundabout to make an assessment. This work displays the capacity values obtained using not only the HCM but also the TRL and FCTUC methods. The control delay for the capacity values achieved with the HCM and an estimate for the geometric delay on the same roundabout were also ascertained. It is concluded that the capacity values revealed by the HCM and the other methods are significantly different, which indicates that the application of HCM to the Portuguese reality should not be done directly and should be subject to some kind of calibration so that it can be used as a valid method.
Description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/17394
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DECivil - Dissertações de mestrado

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