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http://hdl.handle.net/10773/16788
Title: | Intercompreensão na abordagem de conteúdos da área de estudo do meio |
Author: | Gomes, Carolina de Almeida |
Advisor: | Martins, Filomena Rosinda de Oliveira |
Keywords: | Ensino básico 1º ciclo Intercompreensão Línguas românicas Ensino das ciências Diversidade linguística Desenvolvimento dos currículos |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de
Seminário de Investigação Educacional e de Prática Pedagógica
Supervisionada e refere-se a um estudo relativo à abordagem de conteúdos da
área de Estudo do Meio, nomeadamente a pele, ossos e músculos do corpo
humano, recorrendo a atividades de intercompreensão em diversas línguas
românicas, designadamente catalão, espanhol, francês, italiano e romeno. Os
objetivos de investigação deste trabalho assentam na temática da
intercompreensão na abordagem de conteúdos não linguísticos, visando
compreender de que forma as atividades de consolidação de conteúdos de
Estudo do Meio podem promover o desenvolvimento da capacidade de
intercompreensão.
Para tal, desenvolvemos um projeto de intervenção intitulado “Latim, latim, o
que trazes para mim?” com uma turma do 4.º ano de escolaridade, pertencente
a uma escola da região de Aveiro. O projeto, desenrolado ao longo de sete
sessões, teve como objetivos sensibilizar os alunos para a diversidade
linguística (e cultural), proporcionar o contacto com outras línguas românicas,
consciencializar para as semelhanças e diferenças entre as línguas, perceber
a razão pela qual há línguas mais semelhantes entre si do que outras (família
de línguas), desenvolver nos alunos estratégias de intercompreensão e,
simultaneamente, levá-los a consolidar as caraterísticas, funções, constituição,
nome, localização e necessidades subjacentes a cada parte/órgão do corpo
humano que estudaram.
A metodologia de investigação adotada foi a de cariz qualitativo com contornos
de investigação-ação e utilizámos como método de análise de dados a análise
de conteúdo. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos a observação
direta e participante, as notas de campo, as fotografias, as gravações
audiovisuais, os inquéritos por questionário e as fichas preenchidas pelos
alunos.
Consideramos que os objetivos do projeto foram alcançados, uma vez que, em
primeiro lugar, os alunos desenvolveram estratégias de intercompreensão
(sendo capazes de recorrer à comparação, à tradução e a conhecimentos
anteriores ao projeto para aceder ao sentido de informações apresentadas em
diversas línguas românicas) e recordaram e consolidaram conteúdos relativos
à pele, ossos e músculos do corpo humano. Além disso, abordando a
romanização, os alunos ficaram mais sensibilizados para a diversidade
linguística e cultural, revelando crescente curiosidade e respeito por diferentes
línguas e culturas. Também através do contacto com as línguas românicas
acima referidas, os alunos tomaram consciência de algumas semelhanças e
diferenças entre elas e reconheceram, ainda, o conceito de família de línguas. This study has been developed within the Seminar of Educational Research and Supervised Pedagogical Practice and it corresponds to an investigation on the development of Natural Sciences’ contents, namely the skin, bones and muscles of the human body, using intercomprehension activities in several romance languages, such as: catalan, spanish, french, italian and romanian. This paper, under the theme of intercomprehension of the non-linguistic content approach, aims to understand how the consolidation activities of Natural Sciences’ contents can promote the development of intercomprehension abilities. Therefore we developed an intervention project titled "Latin, Latin, what do you bring to me?" with a 4th grade class, from a school in Aveiro. The project rolled out over seven sessions and aimed to sensitize students to the linguistic (and cultural) diversity, to provide contact with other romance languages, to raise awareness to the similarities and differences between the languages, to realize the reason why some languages are more similar than others (language family), to develop students' intercomprehension strategies and simultaneously get them to consolidate the features, functions, constitution, name, location and needs underlying every studied part/organ of the human body. Qualitative and research-action methods were applied and data was analysed through content analysis. Data collection was made using direct and participant observation, field notes, photographs, audiovisual recordings, surveys and forms filled in by the students. The most important aims of this project were accomplished since students developed intercomprehension strategies (being able to use comparison, translation and their previous knowledge to access the meaning of the information presented in several romance languages) and recalled and consolidated contents related to the skin, bones and muscles of the human body. Besides, by exploring the romanization, students improved their awareness of the linguistic and cultural diversity, revealing growing curiosity and respect for different languages and cultures. Through the contact with the already referred romance languages, students became aware of some similarities and differences between languages and recognized the concept of language family. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16788 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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