Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16765
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiropt
dc.contributor.advisorEstima, Ana Cristina Furão Telespt
dc.contributor.authorSilva, João Pedro Tavares dapt
dc.date.accessioned2017-02-08T15:50:11Z-
dc.date.available2017-02-08T15:50:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/16765-
dc.descriptionMestrado em Marketingpt
dc.description.abstractHoje, 40% da população mundial está na internet, e este número continua aumentar a cada segundo. Resultado da integração da internet na vida das pessoas e das organizações, surgiu o comércio eletrónico, que já soma milhões de adeptos em Portugal. Produtos virtuais e intangíveis viram no comércio eletrónico a solução ótima para o seu escoamento, tal é o caso do e-book, que registou nos últimos anos números de vendas superiores às dos livros impressos. Com um mercado de alto crescimento que já deu provas do seu potencial de expansão no meio internacional, é curiosa a falta de informação sobre o seu funcionamento em território nacional. O presente estudo estabelece os parâmetros que caracterizam o consumidor de e-books português, pretendendo assim colmatar a falta de informação existente e estabelecer-se como base de apoio para as decisões de gestão dos retalhistas e editoras. A partir dos resultados recolhidos através de um questionário online, descobrimos que é nos homens e nas gerações mais velhas que se encontra a maior proporção de leitores e compradores de e-books; contudo, a natureza da sua utilização está fortemente relacionada com o meio profissional. Em contrapartida, é nas gerações mais jovens, onde o número de leitores é menor, que se verifica maior abertura e-book, mas a falta de disponibilidade e informação impõem-se como constrangimentos à adoção.pt
dc.description.abstractToday, about 40% of the world’s population is online, and this number keeps increasing every second. As consequence of internet’s integration amongst both individual people and organizations, electronic commerce was born and already won over millions of customers in Portugal. Virtual and intangible products saw in this type of commerce an optimal way of selling, and such was the case of the electronic book, whose registered sales were higher than the regular print books in the latest years. With a high-growing market whose potential was already proven internationally, it’s only curious to observe the lack of information about its development inside national borders. The current paper aims to build the profile for the Portuguese e-book reader, thus counteracting the existing lack of information and establishing itself as a basis for future managerial decisions yet to be taken by national retailers and publishers. From the results collected through an online questionnaire, we identified larger proportions of e-book users and buyers amongst men and older generations; however, professional reasons play an important part in this behavior. Younger generations are the less significant users, but also the most willing to adopt the e-book, a behavior that seems to be restrained by the lack of availability and information.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMarketingpt
dc.subjectComportamento do consumidor - Portugalpt
dc.subjectLivros electrónicospt
dc.subject.otherE-bookpt
dc.subject.otherLivro eletrónicopt
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt
dc.subject.otherPortugalpt
dc.subject.otherE-bookpt
dc.subject.otherElectronic bookpt
dc.subject.otherConsumer behaviorpt
dc.subject.otherPortugalpt
dc.titleO perfil do consumidor de livros eletrónicos em Portugalpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201559005-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O perfil do consumidor de livros eletrónicos em Portugal - João Silva.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.